terça-feira, 12 de julho de 2011

passagem de nível: Cancela de trem continua quebrada

Além do problema no equipamento, o MN flagrou motoristas e pedestres desrespeitando a sinalização do local
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Cancela em Brás Cubas, onde ocorreu um acidente no sábado, continua quebrada e não há previsão sobre quando ela será consertada. Motoristas precisam ficar atentos aos sinais sonoro e visual
A cancela da passagem de nível entre as avenidas Valentina Mello Freire Borenstein e Governador Adhemar de Barros, no distrito de Brás Cubas, continua com problemas para fechar, mesmo depois do acidente ocorrido no local na madrugada de sábado, quando um trem bateu em um carro. O Mogi News esteve ontem na cancela e constatou que uns dos portões trava ao ser acionado e não fecha completamente. 
Segundo informações dos guardas civis municipais, que operam a cancela, o equipamento está apresentando problemas há cerca de quatro meses. Quando o portão não fecha, o trabalho de parar os motoristas fica sob a responsabilidade dos guardas. O problema no portão, possivelmente, foi o motivo do acidente, pois o motorista percebeu que a cancela estava aberta e avançou com o carro.


Outra situação que a reportagem percebeu aos visitar esta e todas as outras passagens de nível do município foi a imprudência de motoristas, que ignoram os sinais sonoro e visual que avisam quando a cancela fechará. Assim que o sinal toca, a maioria das pessoas, ao invés de reduzir a velocidade, acelera para passar antes que os portões da passagem se fechem. 
Na passagem de nível de Brás Cubas, onde aconteceu o acidente, no período em que a reportagem permaneceu no local, mais de dez carros passaram pelos trilhos depois do aviso de que os portões seriam fechados. O mesmo aconteceu com os pedestres, que atravessam os trilhos correndo pouco antes do trem passar. Motoristas também foram flagrados falando ao celular no momento em que atravessavam a passagem de nível. 
Em Jundiapeba, na passagem de nível que fica entre as ruas Dona Áurea Martins dos Anjos e a Adriano Pereira, também há desrespeito de motoristas e pedestres. Enquanto o Mogi News esteve no local, cinco pessoas passaram pelos trilhos no momento em que a cancela estava fechando. 
Na Vila Industrial, a situação é a mesma. Assim que os portões começam a fechar, condutores aceleram os carros para tentar passar. Nesta passagem de nível, que fica entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Governador Adhemar de Barros, pedestres atravessam fora da faixa destinada a eles.


Centro
Nas três passagens de nível do centro, muitos motoristas que tentavam passar antes de as cancelas se fecharem tiveram de frear bruscamente, pois, em cima da hora, percebiam que não ia dar tempo de atravessar. Próximo à Estação Estudantes, na parte da via em que passam apenas trens de carga, a imprudência é a mesma dos motoristas e dos pedestres. Neste trecho, não existem cancelas, apenas um semáforo. O MN viu muitos carros ignorarem o sinal vermelho e o aviso sonoro de que o trem estava perto


Fonte:Mogi News