sábado, 11 de fevereiro de 2012

Potencial regional atrai secretário



ENCONTRO Bertaiolli, Tulio, Tirreno e Edson Aparecido conversaram ontem sobre o avanço de Mogi das Cruzes e demais cidades da Região


A participação do Alto Tietê na Agenda Metropolitana deverá ser a mais abrangente possível, não se limitando apenas às necessidades na área de infraestrutura, mas a vários outros aspectos ligados à administração dos 11 municípios da Região, como segurança, emprego, educação, cultura, agricultura, e também a Copa do Mundo de 2014, entre outros. O recado foi dado pelo secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, durante visita às instalações da TV Diário, durante a manhã de ontem.


Recepcionado pelos diretores do Grupo Diário, Tirreno e Tulio Da San Biagio, o secretário almoçou em companhia do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e de jornalistas, que ouviram Aparecido revelar detalhes de sua ligação com a Zona Leste de Capital, desde os tempos em que sua família morou em uma antiga fazenda da região do Marengo, em Ferraz de Vasconcelos, trabalhando no cultivo de Uva Itália.


O torcedor do Corinthians que vê na construção do futuro estádio do clube um importante vetor de crescimento para toda a Região vizinha de Itaquera, exerce uma função estratégica na administração do governador Geraldo Alckmin. A ele cabe organizar a Agenda Metropolitana, um audacioso planejamento, produzido em conjunto com as prefeituras, destinado a organizar o desenvolvimento sustentável e consciente de importantes setores do Estado de São Paulo.


Aparecido vê uma grande importância na atual etapa da Agenda, que envolve o Alto Tietê, por conta de três fatores fundamentais.


O primeiro deles é a presença na Região das cidades de Mogi das Cruzes e Guarulhos, consideradas pelo governo como "estratégicas" no desenvolvimento do Estado de São Paulo, do ponto de vista logístico e dos efeitos do pré-sal, que deverão acelerar seu crescimento.


"Temos de preparar esta Região para suportar todo o potencial desenvolvimento que virá, também em função do bom momento que o País atravessa", disse o secretário, apontando a disponibilidade de áreas ainda a serem ocupadas como outro fator preponderante para o crescimento.


O terceiro e mais preocupante fator que estimula o governo estadual a olhar para o Alto Tietê é a existência de alguns bolsões de pobreza verificados principalmente em cidades como Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, que sofreram os efeitos diretos da explosão ocupacional da Capital, além de serem vítimas da falta de planejamento no passado.


Após receber as principais reivindicações da Região – definidas após seguidas reuniões entre representantes das prefeituras do Alto Tietê –, Edson Aparecido iniciou uma série de reuniões com os demais secretários do governo Alckmin para discutir a viabilidade dos temas escolhidos. A próxima etapa da Agenda será um encontro com representantes de entidades representativas dos principais segmentos da comunidade, como Ciesp, Associação Comercial, etc, no próximo dia 30 deste mês, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, antecedendo ao encontro final, no período da tarde, com o governador Geraldo Alckmin, que irá bater o martelo naquilo que deverá ser executado pelo Estado, ainda durante a atual administração.


Alckmin


Durante o almoço, no Espaço Gourmet da TV Diário, o secretário foi informado, tanto pelo prefeito Bertaiolli, como pelos diretores do Grupo Diário, a respeito do avanço da Cidade em vários segmentos. Aparecido demonstrou surpresa ao saber, por exemplo, que Mogi é líder na exportação de orquídeas – uma das preferências do secretário –, na produção de caqui, além de vir galgando posições positivas nos índices de qualidade de vida e de arrecadação, tendo ultrapassado Suzano, que até algum tempo atrás era a campeã do ICMS de toda a Região.


O encontro do secretário com os mogianos teve um momento de especial informalidade quando Aparecido, ao receber uma ligação de Geraldo Alckmin, colocou-o em contato com o jornalista Tirreno Da San Biagio, diretor responsável do jornal O Diário.


Na conversa, o governador se comprometeu a visitar as instalações do Grupo Diário, durante a próxima visita a Mogi, quando irá decidir sobre os investimentos da Agenda Metropolitana. "Faço questão de provar os pastéis que comi quando aí estive pela última vez", disse Alckmin, referindo-se aos salgadinhos que lhe foram oferecidos quando ele esteve no jornal para anunciar a conclusão da duplicação da Mogi-Dutra e outras obras para a Região.


Fonte:O Diário de Mogi