Ação da Prefeitura tem como objetivo promover a conscientização de condutores para melhorar o trânsito
Divulgação
Motociclistas interessados poderão participar da ação sem precisar apresentar documentos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá a ação "Motociclista Cidadão" hoje, na Vila Rubens. O objetivo é fazer atividades de conscientização dos motociclistas da cidade. O evento ocorrerá das 9 às 16 horas, na avenida Fernando Costa, próximo ao cruzamento com a rua Maria Osório do Valle.
A iniciativa faz parte dos trabalhos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e busca despertar nos condutores a importância de um comportamento seguro no trânsito.
O trabalho específico com os motociclistas se explica em números. O volume de motos em Mogi das Cruzes corresponde a 14,8% da frota de veículos atu-almente registrados na cidade. Ainda assim, os motociclistas têm parti-cipação em 23% dos acidentes de trânsito com vítimas registrados no município e correspondem a 36% do número total de feridos.
"A busca por um trânsito mais seguro e humano passa, necessariamente, pela conscientização dos condutores. Por isso, trabalhos como este são importantes. Convidamos todos os motociclistas de Mogi das Cruzes a participar desta atividade, que vai explicar os cuidados que o condutor deve ter com sua motocicleta, a importância da manutenção e o cuidado com a própria saúde", destacou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.
Durante o evento, mecânicos da Prefeitura farão uma avaliação dos itens básicos de segurança da moto, como parte elétrica, freios, pneus e escapamento. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão aferir a pressão arterial dos motociclistas, enquanto funcionários da Secretaria Municipal de Transportes farão as inscrições para os cursos gratuitos de Pilotagem Segura, que são desenvolvidos pela pasta, com aulas práticas e teóricas.
"É importante lembrar que a ´Motociclista Cidadão´ é uma ação educativa, em que não será necessária a apresentação de documentos nem será feita fiscalização. A intenção é mostrar a importância da segurança no trânsito", disse a coordenadora de Educação para o Trânsito, Viviane Cipriano de Melo Pederro.
Mais informações sobre as atividades de Educação para o Trânsito desenvolvidas na cidade podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-5142 begin_of_the_skype_highlighting (11) 4798-5142 end_of_the_skype_highlighting
Fonte:Mogi News