sábado, 11 de fevereiro de 2012

Imagem do dia Viadutos: novo prazo é outubro


Até setembro, devem ser finalizadas desapropriações necessárias e que serão bancadas pelo governo federal
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Duas cancelas terão fim
A construção dos dois viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes poderá ter início em outubro deste ano. O prazo foi informado pelo deputado federal Junji Abe (PSD) e confirmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa. 
Junji teve acesso à nova data após receber a resposta do requerimento de informações apresentado em agosto do ano passado.


Até setembro, deverão ser finalizadas as desapropriações necessárias. Segundo o Dnit, "por se tratar de uma obra federal, que ocupará áreas privadas, quem paga pelas desapropriações é o próprio governo federal, uma vez que os terrenos passam para o patrimônio da União. O que deverá ficar a cargo da Prefeitura é o acompanhamento dos procedimentos judiciais, em um Fórum da cidade". 
"Somente com base no projeto executivo (ainda não concluído), é que será possível determinar exatamente as necessidades de desapropriações, ou seja, as dimensões das áreas, número de proprietários e por último as datas e os valores, que terá como base os dados de mercado e a negociação direta com os proprietários", explica a nota encaminhada pelo Dnit. De acordo com as respostas fornecidas a Junji, as desapropriações custarão R$ 12 milhões.


O detalhamento do Projeto Executivo de Engenharia deverá ser licitado até março e tem prazo de conclusão de seis meses. O principal entrave ainda é a contratação de empresa supervisora das obras, ainda sem previsão. 


Contrato
O contrato para execução das obras, celebrado entre Dnit e o Consórcio SPA/Tejofran/Convap, está suspenso desde 14 de julho do ano passado, após denúncias de corrupção envolvendo o Ministério dos Transportes e o deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto (PR).


Revisão
Segundo o Departamento de Infraestrutura Ferroviária (DIF), a decisão de contratar o projeto executivo antes de dar início à construção visa reduzir a necessidade de revisão do plano durante os trabalhos e eventuais atrasos no cronograma. A construção dos viadutos sobre a linha férrea - um na Avenida Cavalheiro Nami Jafet (Vila Industrial) e outro em Jundiapeba - tem custo de R$ 48,4 milhões.


Fonte:Mogi News