terça-feira, 1 de novembro de 2011

Em Mogi CEV busca empresários para obra de aeroporto

Um documento que busca o apoio e a participação dos outros prefeitos do Alto Tietê é elaborado e em breve será distribuído pela CEV
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Vereadores chegaram a vistoriar área no Taboão, que poderá servir para a instalação do empreendimento, caso Mogi seja escolhida
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada na Câmara Municipal para tratar sobre os assuntos relacionados à possível instalação de um aeroporto em Mogi das Cruzes pretende buscar apoio dos empresários que aceitem participar da construção do empreendimento em uma área no distrito do Taboão. 
Segundo o presidente do grupo, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), as reuniões serão agendas pelos deputados federais e estaduais do Alto Tietê. Prefeitos e secretários municipais de toda a região também buscarão o diálogo com as construtoras. 
O primeiro encontro ocorrerá em breve e deverá ser com os diretores do grupo OAS, empreiteira integrante do consórcio que executa as obras de canalização do Córrego dos Canudos. A reunião é intermediada pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. A data ainda será definida. Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento também estarão presentes. "As informações que eu tenho são que a OAS já tem um esboço de projeto", adiantou Tobias.


O parlamentar revelou que o objetivo das reuniões é mostrar o potencial do município e da região do Alto Tietê. Além das reuniões com os empresários, a CEV prepara diversas ações para que Mogi vença a disputa com a cidade de São Bernardo do Campo, depois que a Força Aérea Brasileira (FAB) descartou o município de Caieiras, que já possuía a área, o apoio de empresas e o projeto. 
A avaliação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é de que o plano apresentado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa para Caieiras seria inviável, pois causaria interferências nos aeroportos de Cumbica, Viracopos, Congonhas e Jundiaí. Um documento que busca o apoio e a participação dos outros prefeitos do Alto Tietê é elaborado e em breve será distribuído pela CEV. 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) pretende viajar ainda este mês para Brasília a fim de apresentar estudos técnicos que viabilizariam a instalação em Mogi do terceiro aeroporto do Estado. Ato semelhante já foi feito pelo então prefeito Junji Abe (PSD), hoje deputado federal.


Bertaiolli vai apresentar o projeto na Secretaria de Aviação Civil, órgão vinculado à Presidência da República responsável pelos investimentos no setor aéreo. Entre as características da cidade que serão apresentadas pelo chefe do Executivo estão: as melhores condições geográficas da Região Metropolitana e o pré-projeto da construtora. Ele vai pedir o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que já intermediou as negociações para o aeroporto em Caieiras.


Fonte:Mogi News