terça-feira, 1 de novembro de 2011

Curva gera preocupação em acesso

Mariana Leal
As obras de acesso ao Jardim Aracy, com previsão de término em meados deste mês, chamam a atenção de engenheiros de Mogi das Cruzes, e também da população do Bairro, principalmente por causa da curva que deve o motorista precisa fazer assim que sair do túnel em direção à Cidade. Além do declive que direciona os veículos ao paredão de pedras, o desvio forçado à direita pode elevar o risco de acidentes. A reportagem esteve ontem no local, acompanhada pelo engenheiro José João Mossri, que apontou falhas na construção.


Quem segue do Jardim Aracy em direção à região central acaba aumentando a velocidade, porque a via não é de mão dupla. Então, ao entrar no acesso até a chegada na Mogi-Dutra, nenhum carro na direção contrária atrapalhará o condutor. Isso mesmo com a placa de 40 quilômetros por hora que indica a velocidade permitida no trecho. No trajeto, o desnível e a curva aparecem como obstáculos. "Se alguém vem acelerando e entra no túnel, deve logo virar à direita e depois à esquerda, por causa de duas curvas na sequência. Mas depois de uma leve inclinação, vem o declive, que direciona o carro para o barranco, o que pode ocasionar acidentes. O ideal seria uma lombada antes do túnel para redução de velocidade", explica.


No entanto, o cenário poderia ser outro, de acordo com o especialista. "Durante o projeto foi necessária a sondagem para descobrir o tipo de solo da região e, já que as rochas demandaram explosões, a obra poderia ter demorado um pouco mais com a detonação de outras pedras, a fm de que esta curva fosse menos acentuada", sugere.


Presidente da Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal, Jolindo Rennó (PSDB) diz que agendará uma nova visita ao local para verificar a necessidade da lombada. "O túnel realmente não segue uma linha geométrica normal, até por causa da execução do projeto em um local com grande fluxo de carros. Mas com esta nova preocupação, vamos com a comissão até o local e também esticaremos a visita às obras de contenção, que ocorrem na Rodovia", afirma.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que as obras do Jardim Aracy estão em fase de conclusão e implantação da alça de acesso a Mogi. Além disso, com a finalidade de proporcionar melhorias nas condições de segurança, trafegabilidade e acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência, estão sendo realizadas implantação de barreira rígida de concreto nos trechos com maior desnível; regularização da pista com a eliminação de depressões junto à obra de arte nos dois sentidos da rodovia; reconstrução do pavimento da Rua Benedito Faria, que se encontrava deteriorado; implantação de passeio (calçadas) e sinalização.


Com relação à lombada, o órgão explica que a implantação do obstáculo em uma curva proporcionaria acidentes.


Fonte:O Diário de Mogi