terça-feira, 1 de novembro de 2011

Desenvolvimento


A revista Veja deste final de sábado trouxe uma matéria especial com o tema "O grande salto do Brasil urbano" com exemplos das melhores e piores cidades que avançaram e se destacaram nas áreas de emprego, ensino básico, Internet, saneamento, criminalidade, renda, lixo, mortalidade infantil, turismo, educação, petróleo e saúde. Foram 31 cidades radiografadas. Nenhuma do Alto Tietê apareceu nesta parte.


Almanaque
O destaque ficou logo em seguida na parte do almanaque com outros 75 municípios com mais de 200 mil habitantes que respondem por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Foram citadas as cidades de Itaquá, Mogi das Cruzes e Suzano.


PIB
Mogi, segundo a reportagem, entre 2003 e 2008, conseguiu triplicar o seu PIB. No ano passado foram criados 5.700 postos de trabalho. A 30 quilômetros do aeroporto de Guarulhos e a 100 quilômetros do porto de Santos, Mogi atrai centros de distribuição, concessionárias de veículos e abriga também empresas de call Center, como a Tivit e a Contractors, citadas pela matéria, além da Vidax, existente no município. 


Porto seco
Já em Itaquaquecetuba, a revista citou a chegada das pistas do Rodoanel e de um porto-seco, que aqueceu a economia. Foram criados 2.809 empregos em 2010, 45% deles na indústria. Em 2013 será inaugurado o 1º shopping, o que alimentará o peso do setor de serviços, que hoje emprega cerca de metade dos trabalhadores locais. 


Pavimentação
Suzano, de acordo com a matéria, é conhecida pelo ramo de papel e celulose e foi obrigada a investir em infraestrutura e capacitação de mão de obra local para atender a demanda de suas indústrias. Nos últimos seis anos usou R$ 70 milhões para dobrar a quantidade de vias pavimentadas. 
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Riqueza
Num dos exemplos de desenvolvimento no que se refere ao lixo, o destaque ficou com Santo André, no ABC paulista. É a única cidade da Região Metropolitana de São Paulo a ter coleta seletiva de lixo em 100% dos domicílios. O aterro sanitário do município é modelo de eficiência, segundo a reportagem. Enquanto o Alto Tietê se vê às voltas com a ameaça da implantação de um aterro sanitário da Queiroz Galvão em Mogi e também a situação precária no aterro da Pajoan, em Itaquaquecetuba, o modelo em Santo André é um exemplo a ser seguido não só pela região, mas pelo País. Os caminhões que fazem a coleta de lixo são monitorados via GPS com o objetivo de fiscalizar se realmente a coleta passou por determinada rua ou bairro. 


Políticas públicas
As associações comerciais têm a obrigação de participar ativamente das políticas públicas nas suas cidades, atuando  por meio dos conselhos comunitários. A opinião é dos prefeitos de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, e de São José dos Campos, Eduardo Pedroso Cury, que participaram do último dia do 12º Congresso da Facesp realizado em Santos. As informações são do jornal Diário do Comércio, que trouxe matéria a respeito da participação deste congresso.




Desenvolvimento
Os prefeitos discutiram o papel das associações comerciais no desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde estão inseridas. "As associações comerciais são grandes escolas de líderes, que devem participar das administrações municipais, formulando projetos para ajudar na administração", disse o prefeito mogiano Marco Aurélio Bertaiolli.




Empreendedorismo
Já para o prefeito de São José dos Campos, a burocracia atrapalha o desenvolvimento do empreendedorismo. "O empreendedor tem que saltar um obstáculo a cada dia no empreendimento", diz. Para ele, as associações comerciais são, de fato, as secretarias de desenvolvimento das cidades. 


Demacro
O delegado seccional da Polícia Civil de Mogi e região, João Roque Américo, recebe hoje ao meio-dia junto, com outros delegados do Alto Tietê e demais integrantes da Polícia Civil, o diretor da Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Youssef Abou Chaim, para uma correição na Delegacia Seccional.




Outras visitas
De acordo com Américo, nenhum pedido especial deverá ser feito, mas a população poderá manter contato com o delegado, que já visitou o Alto Tietê em outras oportunidades, como no início deste ano. 
Divulgação



Cidadão Mogiano
A notícia foi dada pela coluna na edição de sexta-feira, mas a imagem que apareceu na foto é do delegado Jorge Carrasco e não de Chaim. É que Chaim foi delegado seccional em Carapicuíba e Carrasco assumiu o posto no lugar dele no começo deste ano. Os dois aparecem lado a lado na foto, por isso a confusão. A imagem abaixo é a correta de Chaim, que no próximo dia 24 se tornará Cidadão Mogiano.


Fonte:Mogi News