terça-feira, 14 de junho de 2011

Vulcão afeta voos em três países


ALERTA Nuvem de cinza vulcânica do Puyehue vista da região de Entre Lagos no sul da Argentina


BUENOS AIRES




Uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue invadiu o espaço aéreo da Argentina e do Uruguai na madrugada de ontem e causou mais uma vez o cancelamento de centenas de voos. Aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu ficaram fechados e afetaram partidas e chegadas no Cone Sul - no Brasil, 30,6% das 147 decolagens internacionais foram suspensas, boa parte em Porto Alegre, São Paulo e Rio.


Essa segunda nuvem, que está a cerca de 3 mil metros de altitude, atingiu a cidade de Chuí, no sul do Rio Grande do Sul. Na semana passada, a primeira nuvem cobriu parcialmente Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em Santana do Livramento, o céu chegou a ficar com uma coloração cinza e marrom. Uma fina camada de poeira ficou depositada sobre o capô dos carros.


Ainda assim, citando um boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centre da Argentina, o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea da Aeronáutica (CGNA) afirmou que as cinzas não devem avançar sobre o espaço aéreo brasileiro.


As cinzas impediram que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pudesse desembarcar em Buenos Aires. O secretário-geral teve de aterrissar no Aeroporto Pajas Blancas, em Córdoba, e percorrer em um ônibus fretado pela organização os 713 quilômetros que separam a cidade da capital.


No meio do caminho, Ban Ki-Moon teve de parar em um posto de gasolina na estrada, perto da cidade de Rosario, para tomar o café da manhã. Acompanhado por sua mulher, Yoo Soon Taek, o diplomata coreano celebrou seu 67º aniversário na lanchonete do posto com um cafezinho e um típico alfajor de Santa Fe.


Devido à mudança das condições meteorológicas que indicam a permanência da nuvem de cinza vulcânica sobre Buenos Aires, todos os voos, que haviam sido reprogramados a partir das 21 horas voltaram a ser cancelados, segundo informaram as companhias aéreas locais Aerolineas Argentina, Austral e Lan.


Os dois aeroportos da capital da Argentina estão fechados desde a noite de domingo. As autoridades aeroportuárias não informaram qual a previsão para a retomada dos voos.




Tornado


Mais duas mortes foram acrescentadas à lista de óbitos causados pelo tornado que devastou a cidade de Joplin, no sudoeste de Missouri, Estados Unidos, no mês passado. Lynn Iliff Onstot, funcionário de informação pública de Joplin, afirmou ontem que o número de mortos passou para 153. Onstot disse que a cidade recebeu a lista atualizada do médico-legista do condado de Jasper e do Departamento de Segurança Pública do Missouri.


Fonte:O Diário de Mogi