ALERTA Nuvem de cinza vulcânica do Puyehue vista da região de Entre Lagos no sul da Argentina
BUENOS AIRES
Uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue invadiu o espaço aéreo da Argentina e do Uruguai na madrugada de ontem e causou mais uma vez o cancelamento de centenas de voos. Aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu ficaram fechados e afetaram partidas e chegadas no Cone Sul - no Brasil, 30,6% das 147 decolagens internacionais foram suspensas, boa parte em Porto Alegre, São Paulo e Rio.
Essa segunda nuvem, que está a cerca de 3 mil metros de altitude, atingiu a cidade de Chuí, no sul do Rio Grande do Sul. Na semana passada, a primeira nuvem cobriu parcialmente Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em Santana do Livramento, o céu chegou a ficar com uma coloração cinza e marrom. Uma fina camada de poeira ficou depositada sobre o capô dos carros.
Ainda assim, citando um boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centre da Argentina, o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea da Aeronáutica (CGNA) afirmou que as cinzas não devem avançar sobre o espaço aéreo brasileiro.
As cinzas impediram que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pudesse desembarcar em Buenos Aires. O secretário-geral teve de aterrissar no Aeroporto Pajas Blancas, em Córdoba, e percorrer em um ônibus fretado pela organização os 713 quilômetros que separam a cidade da capital.
No meio do caminho, Ban Ki-Moon teve de parar em um posto de gasolina na estrada, perto da cidade de Rosario, para tomar o café da manhã. Acompanhado por sua mulher, Yoo Soon Taek, o diplomata coreano celebrou seu 67º aniversário na lanchonete do posto com um cafezinho e um típico alfajor de Santa Fe.
Devido à mudança das condições meteorológicas que indicam a permanência da nuvem de cinza vulcânica sobre Buenos Aires, todos os voos, que haviam sido reprogramados a partir das 21 horas voltaram a ser cancelados, segundo informaram as companhias aéreas locais Aerolineas Argentina, Austral e Lan.
Os dois aeroportos da capital da Argentina estão fechados desde a noite de domingo. As autoridades aeroportuárias não informaram qual a previsão para a retomada dos voos.
Tornado
Mais duas mortes foram acrescentadas à lista de óbitos causados pelo tornado que devastou a cidade de Joplin, no sudoeste de Missouri, Estados Unidos, no mês passado. Lynn Iliff Onstot, funcionário de informação pública de Joplin, afirmou ontem que o número de mortos passou para 153. Onstot disse que a cidade recebeu a lista atualizada do médico-legista do condado de Jasper e do Departamento de Segurança Pública do Missouri.
Fonte:O Diário de Mogi