sábado, 14 de abril de 2012

Mudanças na PM Imperatriz deixa comando em Mogi para atuar em Campinas


José Francisco Braga assume como interino com chance de ficar de vez com a vaga
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Braga é o atual comandante do 17º Batalhão, subordinado ao CPA
O coronel Antonio Carlos Imperatriz vai deixar o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA-M/12) e assumir a coordenação da PM na região de Campinas. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, será interinamente o substituto, mas em 15 dias ele deverá ser elevado ao posto de coronel, patente mais alta da corporação, e, com isso, deverá assumir definitivamente a função. 
A saída de Imperatriz foi publicada no Diário Oficial de ontem. Oficialmente, ele deixará o cargo na próxima quarta-feira. A escolha do substituto ocorre pelo fato de Braga ser o comandante mais antigo à frente dos batalhões que fazem parte do CPA-M/12. Ele está há 13 meses no comando do 17º Batalhão. 
A região ainda conta com dois batalhões: o 35º, de Itaquaquecetuba, e o 32º, de Suzano. A elevação de patente já era aguardada pelo comandante mogiano, que em 2010 completou o Curso Superior de Polícia. Braga tem 49 anos de idade e 30 anos de PM.


As mudanças no comando da PM na região ocorrem 10 dias depois da troca do comando da Polícia Militar no Estado. O coronel Álvaro Batista Camilo deixou o posto e Roberval Ferreira França, então comandante do policiamento do ABC, assumiu a vaga. 
Imperatriz explicou a saída em entrevista na tarde de ontem. "O remanejamento de coronéis é natural com a chegada de um novo comando. E eu só tenho a agradecer, porque já havia feito o pedido para uma possível transferência a um posto próximo da cidade onde eu moro (Ribeirão Preto)", disse Imperatriz, que permaneceu dois anos em Mogi. Na próxima segunda-feira, ele vai conceder uma entrevista coletiva para apresentar um balanço dos trabalhos na região. No entanto, adiantou os pontos que considera mais significativos. 


Positivo
Pelo lado positivo, destacou a melhoria nas condições de trabalho para o policial militar e a "depuração interna". "Colocamos em prática um trabalho para separar os bons e os maus PMs", frisou. Já no aspecto que precisa ser melhorado, Imperatriz apontou a redução na criminalidade. "Iniciamos um trabalho de readequação na parte operacional e desde 2011 notamos um tendência de queda nas estatísticas. Para que essa expectativa se confirme, é necessário que o próximo comandante de seguimento a estas ações", sugeriu. Ele acredita que "a tendência natural é que Braga assuma definitivamente o posto deixado por ele".


José Francisco Braga contou que, assim como ocorre no CPA-M/12, o major mais antigo do batalhão assumirá interinamente o comando do 17º. 
Assim, o major Nemar Luiz da Costa Limeira vai coordenar a PM de Mogi, a partir da próxima quarta-feira. 
"Existe a possibilidade da minha efetivação. Por uma coincidência de momento, eu me candidatei para uma elevação de patente e estou aguardando o anúncio, que deve sair em até 15 dias, de quem serão os novos coronéis da PM no Estado", disse. Diferentemente de outras promoções, o posto de coronel é atingido apenas por merecimento e não apenas por tempo de serviço.


Fonte:Mogi News