quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Preparado Centro de Recuperação


EM AÇÃO Moradores de Braz Cubas já aproveitaram para se exercitar ontem nos novos equipamentos da Praça Zumbi dos Palmares


Mariana Leal
A licitação para construção do Centro de Recuperação Fisioterápica, que funcionará em um prédio anexo ao Hospital Municipal de Braz Cubas, deverá ser lançada ainda este mês, de acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), que na manhã de ontem inaugurou a 13ª Academia da Terceira Idade (ATI), desta vez na Praça Zumbi dos Palmares, no Distrito. Após a concorrência, terá início a construção, que demandará cerca de R$ 3 milhões e será realizada em um espaço de aproximadamente 3 mil metros quadrados. A expectativa é de que o Centro de Recuperação e o hospital sejam entregues no final do próximo ano.


O chefe do Executivo mogiano destacou que o complexo ampliará o acesso dos usuários a um serviço especializado em reabilitação fisioterápica, com prioridade de atendimento ao idoso. No local, o paciente receberá assistência completa e inovadora, proporcionando recuperação e qualidade de vida. "Os dois prédios serão complementares e possibilitarão atendimento completo aos pacientes. Estes projetos complementam a proposta da Administração Municipal, que é oferecer o mesmo cuidado que temos com as crianças também aos idosos", ressaltou.


Além da novidade, Bertaiolli lembrou a ATI especial que será inaugurada em Jundiapeba até o final do ano. Ela funcionará ao lado da Unidade Clínica Ambulatorial (Única) e contará com equipamentos de ginástica e uma piscina aquecida e coberta para a prática de natação e hidroginástica, estrutura semelhante a que funciona no Mogilar, voltada ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos. O foco de atendimento serão os pacientes de Jundiapeba e de toda a região sul da Cidade, que inclui Conjunto Santo Ângelo, Varinhas, Nove de Julho, Parque São Martinho e até mesmo Braz Cubas.


"A academia é um programa de sucesso, uma experiência que se consagrou. Hoje, a população se apropriou delas, vem cuidando, e em troca o espaço promove saúde. Conversei com uma moça que participa do grupo que utiliza a ATI do Leon Feffer. Isso tirou ela de dentro de casa e fez com que participasse da vida comunitária. Ela emagreceu oito quilos e ainda melhorou a cabeça. Onde vou me pedem uma. Preliminarmente queríamos quatro, mas isso mudou, tanto que neste mês chegaremos a 15. Esta atitude demonstra cuidado com a terceira idade e prevenção", pontuou.


Para Geni Luciano Bandola, de 52 anos, a ATI de Braz Cubas foi um presente. "Participo do projeto Viva Mais Esporte porque o médico me indicou. Perdi meu marido há quatro anos e entrei em depressão, não queria mais sair de casa e nem ver ninguém. Mas participar, conversar com os outros e fazer exercícios, me fez mudar. Foi bom para o meu corpo e para a alma", contou.


A próxima ATI a ser inaugurada é a da Praça Doutor Álvaro de Campos Carneiro, na Vila Oliveira, no dia 20 deste mês.


Fonte:O Diário de Mogi