terça-feira, 16 de outubro de 2012

Reforma Obra nas estações da CPTM começa em 2013


Reforma
Obra nas estações da CPTM começa em 2013
A empresa Vetec Engenharia, vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos; estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estação Mogi das Cruzes ganhará passagens subterrâneas para pedestres e acessibilidade
A reforma e construção das duas novas estações ferroviárias - Estudantes e Mogi das Cruzes, na área central da cidade - devem ter início no ano que vem. 
De acordo com Assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a empresa Vetec Engenharia Ltda., vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos básicos para iniciar a elaboração dos projetos executivos das duas estações. 
"Com isso, há expectativa de a publicação do edital, para contratação da empresa responsável pelos traballhos, ocorrer no primeiro semestre de 2013. As obras, portanto, devem ser iniciadas no mesmo ano", sintetizou a CPTM, por meio de nota. 
A estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões de investimentos para a reformulação total da Estudantes. A Estação Mogi das Cruzes, por sua vez, terá demolição total da atual estrutura e a construção de uma nova, numa distância de 150 metros. O objetivo é que fique mais próxima do Terminal Central. 
No projeto básico, elaborado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e que foi aceito pela estatal, consta a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada até a saída das estações.

Na área entre as passagens subterrâneas e do terreno de 2 mil metros quadrados, ocupado atualmente pela estação Mogi das Cruzes, deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping e praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP (parceria público-privada). Esta última etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

No caso da Estação Estudantes, a proposta é construir uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária, interligando os dois serviços. 
Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto, o prazo estabelecido pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, para entrega das estações é até meados de 2015.


Brás Cubas e Jundiapeba 
As estações de Brás Cubas e Jundiapeba também devem ser reformadas. Entretanto, o processo licitatório para realização do projeto executivo ainda será aberto pela CPTM. De acordo com a estatal, o projeto funcional foi concluído e o edital para as contratações dos projetos básico e executivo estão em processo final de elaboração. 

Fonte:Mogi News