terça-feira, 16 de outubro de 2012

Área contaminada Água chega até sexta em área da Volta Fria


Área contaminada
Água chega até sexta em área da Volta Fria
Na semana passada, o Semae concluiu a instalação de uma caixa d´água no bairro na área que foi afetada pelo vazamento de nafta de um duto
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Técnicos estão concluindo as ligações nas cinco residências da Volta Fria que serão atendidas
As famílias da Volta Fria devem começar a ser atendidas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) com abastecimento de água até a próxima sexta-feira. Na semana passada, a autarquia concluiu a instalação de uma caixa d´água no bairro, na área afetada pelo vazamento de nafta após o rompimento de um duto da Petrobrás. O acidente aconteceu em dezembro de 2010, e até hoje, dois anos depois, cerca de 30 pessoas ainda consumem água contaminada dos poços artesianos atingidos pelo vazamento.

Agora, os técnicos só estão esperando uma base de cimento, onde ficará a caixa secar. Eles também estão concluindo as ligações nas cinco residências que serão atendidas. A autarquia decidiu distribuir água aos moradores após o Mogi News revelar em primeira mão o resultado de um laudo pedido pela Defensoria Social as universidades federais de Santa Catarina e Rural do Rio de Janeiro, que apontou a presença de benzeno em um índice 22 vezes maior do que o limite máximo permitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Para se ter uma ideia, a companhia fixa um volume seguro de, no máximo, cinco microgramas por litro (ug/L). 
O laudo assinado pelo especialista sanitário Rudolf Hubert Steiner, recomenda a suspensão imediata do consumo de água em um raio de 10 quilômetros da área do acidente por tempo indeterminado, além de exames de saúde nas famílias que ainda vivem no local e acompanhamento médico durante três anos. 
O benzeno é um composto tóxico utilizado como solvente e usado como matéria-prima de compostos orgânicos como a gasolina, por exemplo. Segundo a Ficha de Informação Toxicológica da Cetesb sobre o produto, no Brasil o teor máximo de benzeno permitido em produtos acabados é 0,1%. Segundo o laudo das universidades, o teor encontrado nas amostras coletadas na Volta Fria chega a ser 22 vezes maior.

Defensoria Social e a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizaram ontem uma reunião para definir as últimas estratégias antes da audiência pública que será realizada no dia 23 com a Petrobrás.

Fonte:Mogi News