terça-feira, 16 de outubro de 2012

Odete: dos distritos para o Legislativo



Odete: dos distritos para o Legislativo

Odete Sousa foi reeleita com 2.823 votos / Foto Arquivo

A vereadora Odete Rodrigues Alves Sousa foi reeleita para a terceira legislatura consecutiva, com a maior votação de sua carreira política. Na primeira vez que concorreu, no ano de 2004, obteve 2.745 votos, no pleito seguinte conseguiu 2.646 sufrágios e agora, em 2012, conquistou um total de 2.823 eleitores. Nascida e criada no Distrito de Biritiba Ussu, ela também tem ligação íntima com Taiaçupeba, onde a família mantém atividades comerciais. O convívio com os moradores da localidade e o trabalho voluntário junto à Igreja Católica a motivaram a ingressar na vida pública. Na próxima legislatura, que se inicia em 2013, a parlamentar quer focar o trabalho nos distritos da Cidade, ajudando a Administração Municipal na identificação das prioridades de cada bairro.
Odete morou a vida toda em Biritiba Ussu e estudou lá até a oitava série. Depois, foi estudar na região central para fazer o Ensino Médio. Nesta época, fazia um “bico” no escritório do PDT, que era presidido pelo advogado Olavo Câmara, seu professor de Educação Moral e Cívica. Ainda adolescente, entusiasmou-se pela política e filiou-se ao partido embora não mantivesse atuação partidária efetiva. Ela conseguiu o primeiro emprego oficial no antigo Banco Nacional, onde seguiu carreira por vários anos. A vereadora orgulha-se de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente bancária na Cidade. Porém, com a vinda do primeiro filho acabou abandonando o emprego. “Foi uma das escolhas mais difíceis da minha vida. Eu não estava conseguindo conciliar as responsabilidades da profissão com as de esposa e de mãe. Então, coloquei a família e o lar em primeiro lugar”.
A vereadora começou então a ajudar o marido no estabelecimento comercial que possuía em Braz Cubas e, posteriormente, no supermercado da família em Taiaçupeba. Depois, quando decidiu engravidar do segundo filho, mudou-se para Taiaçupeba. No Distrito, desenvolveu uma série de trabalhos voluntários e começou a ser abordada por moradores que sugeriam-lhe a candidatura. Então, com a aprovação da família, ela verificou que sua filiação no PDT ainda estava regular junto à Justiça Eleitoral e em 2004 participou de um plebiscito - organizado pela Sociedade Amigos de Taiaçupeba (SAT) - que a elegeu como candidata ideal, entre cinco pré-candidatos. Na eleição oficial, ela obteve 1.133 votos de moradores do Distrito e cerca de 1.500 de outras localidades do Município.
Odete conta que o primeiro mandato foi de muito aprendizado. Ela admite que sentiu dificuldades em exercer a função em razão dos limites das funções do Legislativo. Porém, não se assustou com a situação de decidiu se aprofundar, fazendo pós-graduação em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Agora, quer contribuir com os bairros da Cidade. “Toda essa experiência mostra que a gente vai dar o máximo de si para que consiga, no dia a dia, destacar a realidade dos bairros dentro do município com maior êxito. Temos um prefeito muito dinâmico e empreendedor e vamos, dentro da lei, buscar soluções para essas situações. Sempre com muito trabalho e comprometimento”. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi