quinta-feira, 14 de junho de 2012

Eleições 2012 Região tem mais de 1 milhão de eleitores


Número de votantes é quase 10% maior do que o registrado quatro anos atrás, época em que foram realizadas as últimas eleições municipais
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Maior número de eleitores está em Mogi das Cruzes; Itaquá está em segundo lugar em quantidade; e Suzano na terceira colocação
De acordo com a última estatística divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), existem na região do Alto Tietê 1,03 milhão de eleitores. Os dados são do mês de maio deste ano, o que representa um acréscimo de 9,74% em relação ao mesmo período de 2008, quando houve as últimas eleições municipais.


Segundo a Assessoria de Imprensa do TRE-SP, esses números ainda não são definitivos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar dos dados finais entre o fim deste mês e julho.


Das dez cidades da região, Itaquaquecetuba é a que mais teve eleitores inscritos. Em 2008, o município tinha em seus registros eleitorais 179 mil pessoas aptas a votar, agora, em 2012, houve um salto de 14% nesse número e a soma total de votantes é de 204 mil. 
A cidade é também o segundo maior colégio eleitoral da região. Essa quantidade possibilita a disputa em dois turnos para ver quem comandará a cidade nos próximos quatro anos, já que ultrapassou os 200 mil eleitores. Para que isso ocorra, o primeiro colocado não pode ter mais de 50% dos votos.


Se Itaquá foi a cidade que inscreveu mais eleitores, Biritiba Mirim foi o local que apresentou o menor crescimento. Com 28,5 mil habitantes, o município registra atualmente 22 mil eleitores. Em 2008, esse número era de 20,6 mil, totalizando um crescimento de 6,6%.


Maioria
O maior colégio eleitoral do Alto Tietê é Mogi das Cruzes. De acordo com os dados do TRE-SP, existem 278 mil eleitores mogianos prontos para votar no dia 7 de outubro, um acréscimo de 9% em relação ao mesmo período de 2008, quando a cidade tinha 255 mil votantes. Assim como Itaquá, Mogi também pode eleger o chefe do Executivo em dois turnos.


Em quantidade de eleitores, Suzano ocupa a terceira colocação, com 195 mil eleitores. Há quatro anos, esse número era de 177 mil. Esse aumento de 18 mil eleitores aponta uma diferença de 10,2%. 
Essa quantidade de pessoas cadastradas nos dois cartórios da cidade deixa os suzanense a 5 mil eleitores de poder decidir em dois turnos o prefeito da cidade e, mantendo esse ritmo, a cidade deve ultrapassar essa marca na próxima eleição municipal, em 2016.


Fonte:Mogi News