quinta-feira, 14 de junho de 2012

Legislativo Meio ambiente está no Parlamento


Daniel Carvalho

Reciclagem e coleta de lixo fizeram parte das propostas
Temas relacionados à preservação do meio ambiente dominaram os debates nas sessões do Parlamento Estudantil 2012, realizado ontem na Câmara Municipal. Reciclagem e coleta de lixo fizeram parte da maioria das propostas apresentadas pelos 48 estudantes de escolas públicas e particulares de Mogi.
Entre os exemplos que demonstram a preocupação dos jovens com o tema também debatido na Rio+20 estava a proposta da aluna Alexia Botelho Narita, do Instituto Placidina, que fez parte do Parlamento Juvenil. Ela espera que a cidade distribua contêineres para o despejo de lixo em diversos pontos do município.


Natalie Salloun Ferreira Pereira, da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, primeira secretária do Parlamento Juvenil, quer a instalação de cisternas em prédios públicos e condomínios residenciais. "Precisamos economizar água. Cada pessoa chega a gastar 200 litros por dia e com a medida podemos aproveitar a chuva e economizar", frisou a estudante.


Além do meio ambiente, projetos relacionados à acessibilidade, esportes, melhor idade, geração de emprego, combate à obesidade infantil e educação também ganharam destaque no plenário do Legislativo. 
A parlamentar mirim Bianca Silva dos Reis, da Escola Estadual Professora Josephina Najar Hernandes, propôs a implantação do Dia da Prevenção contra obesidade infantil, drogas e gravidez na adolescência. "Quero que as escolas ofereçam palestras sobre estes assuntos", disse Bianca.


João Vitor Moreira Barbosa da Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Faria apresentou o programa do serviço telefônico "123 Alô". "Trata-se de um número de telefone para que as crianças possam fazer denúncias e pedir orientações. Os responsáveis por receber as chamadas seriam assistentes sociais e psicólogos", detalhou. Cidades como o Rio de Janeiro desenvolvem ações semelhantes. Cerca de 300 ligações por mês são feitas.


Ainda entre as ideias apresentadas pelos estudantes do Parlamento Mirim, o "Gotas de Luz", da aluna Stella Tassinari Máximo, do Colégio Santa Mônica, pretende desenvolver ações voltadas aos portadores de deficiência. 
Os artistas da cidade tiveram uma representante no Parlamento Juvenil. Isabelle Tamarozi, do Colégio Santa Mônica, propôs a criação de um centro de convenções. "Mogi é carente deste tipo de serviço. Além de valorizar o trabalho dos artistas mogianos é possível incrementar a economia", contou. (C.L.)


Fonte:Mogi News