sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Parlamento Estudantil


Jovens e crianças ocupam o plenário
Rodízio municipal, inclusão digital e Meio Ambiente foram alguns temas discutidos por estudantes ontem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Durante a sessão do Parlamento Jovem realizada na Câmara, 16 alunos discutiram e aprovaram projetos com diferentes abordagens
Rodízio municipal de veículos, inclusão digital, preservação do meio ambiente e mais segurança nas escolas foram alguns temas discutidos durante as sessões do Parlamento Estudantil 2011 realizadas na tarde de ontem.
Os vereadores estudantis, divididos em três categorias: Mirim (alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental), Juvenil (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental) e Jovem (1º ao 3º ano do ensino médio), tiveram a oportunidade de passar por todas as atividades de um parlamentar, desde a posse do mandato até o debate de projetos. As sessões ocorreram no plenário da Câmara Municipal. Este foi o terceiro ano da iniciativa, proposta pelo vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB).


Durante a sessão do Parlamento Jovem, 16 alunos discutiram e aprovaram projetos com diferentes abordagens. Os jovens fizeram a seleção da Mesa Diretiva, que foi composta por Sarah Ribeiro, presidente, Alex Sandro Feitosa Junior, vice-presidente, Kevin de Lima, 1º secretário e Patrícia Bacellar, 2ª secretária. Entre os projetos apresentados está o do vereador jovem Everton Cardoso de Sousa, do Centro Educacional Sesi, que estabelece incentivos fiscais a empresas que investem em sustentabilidade. "A proposta é que o município incentive a diminuição de sacolinhas", disse. 
Uma das mais atuantes na sessão, Juliana Domiciano, aluna da E.E. Prof. Benedito Borges Vieira, apresentou a proposta de criação de Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC). "Sofri bullying e quando minha família procurou um psicólogo e teve dificuldades de encontrar. Consegui superar o problema sem tratamento, mas outros estudantes podem não ter a mesma sorte", frisou. A inclusão digital foi abordada pela aluna Milena Marques, da E.E. Professor José Sanches Josende. Ela sugere o acesso à Internet a todos os cidadãos sem custo, por meio do programa "Internet para Todos". 
Hoje, às 15 horas, os alunos participam da sessão solene de encerramento do Parlamento Estudantil e recebem o certificado.


Fonte:Mogi News