domingo, 20 de novembro de 2011

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ALTO TIETÊ NÃO PODE CRESCER

Santa Isabel - DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Matéria publicada em 20/11/11
Conselho vai solicitar compensações ambientais
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel, Valmir dos Santos, afirma que assim que os questionamentos sobre o aterro Anaconda forem respondidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), uma reunião será agendada com representantes dos municípios que utilizam o espaço para que seja discutida a questão das compensações ambientais. 
"Só depois do ofício respondido é que vamos promover o encontro", informou Santos, que completou que os municípios deverão se sensibilizar com o que diz respeito ao meio ambiente em Santa Isabel, uma vez que a cidade possui 82% de área de proteção de mananciais e o excesso de lixo, possivelmente, pode trazer prejuízos nessa questão. "Se os municípios não se sensibilizarem, como ficará nossa pontuação no SVA (Selo Verde e Azul)? Se a pontuação cair, não vamos conseguir pedir recursos para investimento ao Estado, por exemplo", acrescentou. Conforme informou, o município também precisa de investimento em áreas de lazer e esse pode ser um dos tipos de compensação. 
Na ocasião, os municípios deverão chegar a um consenso de mudar o trajeto que os caminhões fazem para depositar os resíduos, que está prejudicando os moradores do bairro da Cachoeira. "Quero fazer esse pedido à Anaconda. Vamos pedir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que os caminhões não passem mais nesse bairro e que optem pelo trevo da cidade". (A.N.)


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira