domingo, 20 de novembro de 2011

Câmara pode ter dois candidatos

SABRINA PACCA

Rubens Benedito Fernandes

O que aconteceu na eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal, no ano passado, quando o presidente foi eleito por sorteio, pode se repetir nesse ano. O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) não descartou que entrará na disputa com Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, candidato escolhido pelo PR para concorrer à vaga. Pelo contrário, garantiu que tem fortes aliados, mas afirmou que só divulgará sua decisão no próximo dia 30. A eleição do Legislativo está marcada para o dia 13 de dezembro.


Bibo se apoia no fato de que os vereadores fizeram uma espécie de acordo de cavalheiros, como eles mesmos gostam de chamar, para que o PR tivesse a presidência da Casa de Leis em 2012. No entanto, para Safiti, esse compromisso parece não existir mais.


Em entrevista a O Diário, ele confessou que existe um grupo de vereadores que defendem a candidatura dele, dificultando as coisas para Bibo. "O vereador Bibo, até agora, não pediu meu apoio para que ele seja o novo presidente. A hora que ele vier falar comigo, vou ouvi-lo, pois somos amigos, mas minha decisão não terá nada a ver com isso. Um grupo de vereadores quer que eu saia e olha que é um grupo muito bom. Mas isso só definirei no dia 30 de novembro porque a eleição da Câmara pode ser resolvida nas últimas 24 horas, antes da votação. Política é assim e não adianta a gente querer ficar especulando, querendo adiantar as coisas", explicou Safiti.


Atualmente, o PR conta com a maior bancada da Câmara, composta por quatro vereadores: Expedito Ubiratan Tobias, Odete Sousa, Vera Rainho e o próprio Bibo. No entanto, para que esse último seja eleito presidente, há necessidade de mais cinco votos, ficando, ele, com a maioria. Já mencionaram apoio a Bibo o atual presidente da Câmara, Mauro Luís Claudino de Araújo (PMDB), que em diversas ocasiões disse que "acordo tem de ser respeitado". Geraldo Tomaz Augusto, que é do mesmo partido de Araújo, deve seguir o atual presidente. Fazendo as contas, Bibo ainda precisaria conquistar o apoio de mais três vereadores para se eleger, obtendo, ao todo, nove votos.


"Eu estou tranquilo e vamos conversar com os vereadores, pouco a pouco. Me preparei para essa candidatura e é a vez de o PR assumir a presidência, conforme já havíamos combinado, anteriormente. É um ano de eleição municipal, bastante corrido, mas é importante que tenhamos esse cargo", destacou Bibo, durante o anúncio de sua candidatura, na semana passada, salientando que acredita ter o apoio de Safiti, assim como acredita o presidente do Diretório Municipal do PR, Marcos Damásio.


Fonte:O Diário de Mogi