domingo, 20 de novembro de 2011

Atuação Terceirização beneficia setor de serviços

Divulgação

Cristiane: "Gera empregos"
Para o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a terceirização nas fábricas é o fator responsável pelo crescimento do setor serviços. Segundo a gerente regional do escritório no Alto Tietê, Cristiane Rebelado, a valorização do segmento ocorreu "não somente na região de Mogi, mas é algo que vem acontecendo de modo geral em todo o País". Ela acredita que a grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) deverá ser mantida e até ampliada.


Cristiane informou que o crescimento do ramo teve início na década de 80, quando a mão de obra não absorvida pelo setor industrial passou a dirigir-se ao setor de serviços. 
"Hoje, as empresas industriais têm terceirizado grande parte dos processos, o que estimula o aparecimento de novas companhias e, consequentemente, a geração de postos de trabalho", avaliou.


A aventura no "negócio próprio" também é um dos fatores destacados pela gerente do Sebrae. "Aquele funcionário que trabalhava na indústria acaba saindo e monta uma oficina, que, por fim, presta atividades para a empresa onde trabalhava", contou Cristiane.


"A expectativa para os próximos anos é positiva, porém, o empreendedor deve estar atento às oportunidades de longo prazo, ou seja, procurar se atualizar e se manter atento às tendências de mercado, procurando realizar um planejamento a longo prazo, em torno de 5 a 10 anos", recomendou. "Apesar do bom momento econômico do Brasil, alguns setores industriais foram afetados pela crise, e consequentemente, os prestadores de serviços também sofreram. Por isso é extremamente importante que o empreendedor esteja atento às mudanças do cenário ao qual está envolvido", afirmou.


A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil irão manter o setor de serviços em crescimento.


Segundo Cristiane, o Sebrae se coloca à disposição para ajudar na busca das melhores oportunidades. "Temos ações voltadas aos diversos setores, mas ao setor de serviços estamos trabalhando com o turismo e focando as oportunidades de negócios que teremos nos próximos anos", destacou. (C.L).


Fonte:Mogi News