domingo, 20 de novembro de 2011

Carcaças

Daniel Carvalho

A Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes já poderá começar a fazer leilões dos veículos apreendidos e amontoados nos pátios municipais do Alto Tietê.
Portaria
A autorização foi publicada, na última sexta-feira, por meio de uma portaria da Delegacia de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), a qual a seccional é subordinada, para a realização de leilões dos veículos apreendidos pela Polícia Civil no Alto Tietê. Antes, a realização dos leilões era de competência das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) nas cidades.


Decreto
Um decreto estadual, de número 56.843/2011, transferiu a responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Segurança Pública, para a Secretaria de Gestão Pública. 
Mudança
Na circunscrição abrangida pela Demacro, os leilões de veículos apreendidos por atos de polícia judiciária, precedidos da necessária autorização judicial, serão geridos pelas delegacias seccionais de Carapicuíba, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra.


Comissões
Os leilões serão realizados por comissões a serem instituídas pelas delegacias seccionais mencionadas, com possibilidade de delegação de competência às delegacias de polícia dos municípios, no âmbito de suas circunscrições, com a pertinente justificativa.


Prazo
Haverá ao menos uma comissão por Delegacia Seccional de Polícia, podendo ser constituídas, nos municípios subordinados, tantas comissões quanto forem necessárias para a agilização dos procedimentos. 
Destaque
O Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) realizará na próxima terça-feira, dia 22, a solenidade do Policial Militar e da Ocorrência de destaque dos meses de setembro e outubro. O destaque ficou para uma ocorrência de salvamento de uma criança que foi vítima de parada respiratória, na Vila Virgínia, em Itaquá.


Socorro
A criança, com apenas 12 dias de vida, estava desfalecida e o sargento Renato de Oliveira Chagas prestou os primeiros socorros. A caminho do hospital, a criança recuperou os sinais vitais. O atendimento emocionou a mãe e a equipe de enfermagem. 
Prisão
Outro caso de destaque foi uma ocorrência atendida numa chácara na rua Maracanã, em Itaquá. A polícia recebeu uma denúncia de que havia uma tentativa de roubo no local e encontrou vítimas amarradas no interior da casa sob constante ameaça de fogo e violência.


Bolivianos
Com a chegada da polícia, os bandidos fugiram pelos fundos da chácara. Os policiais fizeram uma varredura no local e libertaram as vítimas. Os policiais conseguiram prender os bandidos na estrada do Bonsucesso, além de encontrar armas e dinheiro. Na chácara residiam várias pessoas de origem boliviana.


Jorge Moraes

Capacetes
Os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, inovaram recentemente durante a vistoria da Comissão de Obras da Câmara de Mogi: utilizaram capacetes personalizados. Detalhe escrito: Comissão de Obras, e as siglas CMMC (Câmara Municipal de Mogi das Cruzes). Como os vereadores vistoriam obras quase toda semana, eles resolveram usar um dos itens de segurança. Melhor prevenir. Vai que...


Memórias
Durante a vistoria ao terreno do futuro hospital municipal, o senador Aloysio Nunes e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) lembraram do ingresso na carreira política, em 1982, em que ambos defendiam o PMDB, sendo que Aloysio era deputado estadual e Cuco iniciava carreira na Câmara de Mogi como vereador e presidente. 
Mário Covas
Entre as lembranças citadas pela dupla estavam as visitas constantes do ex-governador Mário Covas a Mogi, enquanto deputado federal, para realizar reuniões do PMDB na Câmara Municipal.
Najar
O ex-deputado falecido Maurício Najar também foi lembrado por Aloysio, com a criação da lei de proteção aos mananciais.


Palmito Juçara
Os pés de palmito Juçara plantados nas imediações do Parque das Neblinas, uma reserva de Mata Atlântica, em Mogi das Cruzes, ganharam destaque dia desses na televisão. A ideia dos gestores do parque é justamente estimular o manejo do fruto da palmeira para a geração de renda aos moradores da região. As condições do clima são ideais. A safra atual já começou e vai até o fim do ano, hora que os produtores parceiros do Projeto Juçara mais esperam: o momento de lucrar com tudo o que o fruto oferece.


Divulgação

Lucro
Na região, ao redor do Parque das Neblinas, o manejo do Juçara é feito em pelo menos 50 propriedades. O aproveitamento começa pelas sementes, que viram mudas para a venda. Cada uma delas pode ser comercializada por R$ 0,50 a R$ 1,50, dependendo do tamanho.
e-mails do leitor
Tragédias
Em 22 de dezembro chega o verão e, com ele, a temporada das chuvas e enchentes. Deslizam morros e encostas, alagam-se várzeas e margens de rios e riachos irresponsavelmente ocupados. A água carrega tudo o que encontra pelo seu caminho natural. É a tragédia anunciada que as pessoas, a sociedade e, principalmente, os administradores públicos parecem ignorar. Famílias inteiras perdem casa, negócios e até a própria vida. Governantes, parlamentares, autoridades e aproveitadores clamam pela solidariedade pública, que não se furta a ajudar. Mas, passado o impacto, se esquecem do problema, deixando as vítimas entregues à própria sorte. Os exemplos mais gritantes estão na região serrana fluminense, onde além de descaso também houve corrupção com o desvio de verbas públicas destinadas ao socorro das vítimas. Mas o problema é geral e está mais perto do que imaginamos. Aí, quando a nova desgraça se abate, mobiliza-se outra vez a solidariedade popular sem se buscar quem são os verdadeiros responsáveis. Para implantar medidas saneadoras e responsáveis, as autoridades das áreas comprometidas deveriam ser obrigadas a encaminhar ao Ministério Público as informações concretas sobre a tragédia ou problemas ocorridos, dizendo claramente o que ocorreu, qual a profundidade do caso, o que foi feito e o que ainda resta por fazer. Aquele órgão de relevantes serviços prestados à sociedade, teria como, de forma preventiva, acionar mecanismos de diferentes áreas e exigir providências através de ações e termos de ajustamento de conduta. A providência, sem dúvida, poderá resolver os problemas e, principalmente, evitar que milhares de famílias - por prevaricação e demagogia - continuem perdendo a tranqüilidade, os bens e até a própria vida...


Dirceu C. Gonçalves
aspomilpm@terra.com.br
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Antecedência
Theatro Vasques já começou a receber a decoração especial de fim de ano. E assim Mogi entra no clima de Natal.


Fonte:Mogi News