domingo, 20 de novembro de 2011

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DO TABOÃO

Matéria publicada em 20/11/11 - MOGI NEWS
Questão ambiental
Anaconda recebe mais lixo do que o permitido
Aterro sanitário em Santa Isabel estaria acolhendo mais do que as 500 toneladas diárias de detrito autorizadas pela Cetesb, gerando vários danos
Ariane Noronha 
Da reportagem local
Daniel Carvalho


Aterro recebe os detritos de Mogi, Arujá, Biritiba e Salesópolis
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel encaminhou um ofício à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) com diversos questionamentos quanto à atual situação do aterro sanitário Anaconda. O local, que recebe resíduos de Mogi das Cruzes, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim, tem autorização para receber até 500 toneladas de lixo por dia. No entanto, a área tem acolhido mais do que isso, uma vez que só os detritos das cidades de Mogi e Arujá, juntas, atingem essa quantidade no despejo diário.


As informações são do presidente do Comdema, Valmir dos Santos. Ele revelou que o documento foi protocolado na Cetesb no dia 20 de setembro e que deveria ter sido respondido até o dia 8 deste mês. 
Além disso, Santos informou também que foi pedido à companhia um comprovante de estabilidade dos taludes, que é um plano de inclinação que limita o aterro. "O aterro teria vida útil de mais três anos e, agora, com esse despejo em excesso, esse número será reduzido. O aterro quer expandir sua capacidade, mas para isso é preciso fazer uma audiência pública", disse Santos. 
A Cetesb foi procurada pela reportagem e informou que já enviou o ofício ao Comdema, via correio, no dia 8 de novembro


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira