sexta-feira, 12 de agosto de 2011

AACD quer parceria para cirurgia



visita Bertaiolli, Cuco Pereira, Machado Neto e equipe vistoriaram ontem a construção do Centro de Reabilitação da AACD, no Rodeio


DANILO SANS


Além de construir o centro de reabilitação, que deverá ficar pronto em outubro, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) busca um centro de referência na Cidade para realização de cirurgias ortopédicas. A informação é do secretário-adjunto de Saúde do Município, Marcello Delascio Cusatis, que não forneceu mais detalhes, já que o assunto deve ser debatido em breve em reunião entre a Prefeitura e responsáveis pela Associação. "A gente vai trabalhar para viabilizar este centro cirúrgico em um hospital daqui, que deverá funcionar sob a supervisão médica da AACD", disse ele, informando que, por enquanto, todo atendimento do tipo é feito em São Paulo, mas que poderá passar a ser realizado na Santa Casa de Mogi.


Em visita, ontem, ao centro de reabilitação que está sendo construído no Rodeio, o superintendente geral da AACD, João Octaviano Machado Neto, disse que o cronograma da obra vem sendo rigorosamente seguido. "Está indo em um ritmo alucinante e será concluída para o próximo Teleton, que acontecerá em 21 e 22 de outubro", informou ele, acompanhado ainda pelo vice-presidente voluntário da instituição, Luiz Eduardo Reis de Magalhães.


João Octaviano também adiantou que o credenciamento de pacientes e do corpo clínico que irá trabalhar na unidade já está sendo realizado. "Estamos em processo de seleção, fazendo os testes típicos para contratação porque nossa meta é estar com tudo pronto já para outubro", disse, informando que os pacientes da Região, que hoje são atendidos em outros locais, estão sendo cadastrados para receber atendimento na Cidade.


Ele disse ainda que o prédio será utilizado como exemplo às outras cidades. "Este layout, a construção em módulos com um terreno grande no qual é possível ainda uma expansão, além da piscina, fazem parte do modelo que pretendemos formatar e utilizar a partir daqui", disse ele, informando que o padrão de construção do prédio em Mogi é novo e que deverá ser replicado em outras unidades.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que também esteve no local, falou também da possibilidade de expansão do centro de reabilitação. "A AACD dimensionou a Cidade pelo número de pacientes que aqui existem e construiu uma unidade para atender estas pessoas, mas o terreno que a Prefeitura doou é muito maior do que a área que está sendo construída, o que mostra que daqui a 5 ou 10 anos, se houver um crescimento e a necessidade de expansão, o terreno irá contemplar isso", contou ele.


O Centro de Reabilitação da AACD em Mogi terá mil metros quadrados e está sendo construído no Rodeio. Ele contará com 33 salas para os mais diversos procedimentos clínicos e de fisioterapia, além de uma oficina para acabamento de órteses e próteses. Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões no Município por conta da unidade. Com capacidade para atender 300 pacientes, as atividades deverão ter início até o dia 21 de outubro, quando vai ao ar o programa Teleton.


Fonte:O Diário de Mogi