sexta-feira, 12 de agosto de 2011

No futuro AACD de Mogi poderá ampliar instalações e o atendimento


Possibilidade anunciada pelo superintendente-geral levará em conta aumento de pacientes
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Vistoria constatou qualidade da obra que está sendo desenvolvida. AACD de Mogi servirá de exemplo para outras unidades
A unidade mogiana da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) só será inaugurada em outubro, mas mesmo durante as obras a diretoria da entidade já avalia uma possível expansão do prédio no Rodeio. Na manhã de ontem, o vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Reis de Magalhães e o superintendente-geral, João Octaviano Machato Neto, fizeram, acompanhados do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), a primeira vistoria nas obras. 
Eles também disseram que o modelo de construção e o projeto da AACD de Mogi vão servir de padrão de referência para as próximas unidades. Uma piscina para recuperação motora está entre as principais características da unidade mogiana. Além disso, com o cronograma em dia, fica mantida a previsão de entrega do prédio aos pacientes em outubro próximo.


A expansão do prédio pode acontecer em função do tamanho do terreno disponibilizado pela Prefeitura à associação e pelo futuro aumento na demanda de pacientes. A produção de próteses pode vir a ser um dos novos serviços dessa expansão. Isso, entretanto, vai depender do perfil do paciente atendido na AACD mogiana.


A unidade será inaugurada com capacidade inicial para atender 110 pessoas de toda a região, mas esse número poderá chegar a 400. Atualmente, pelo menos 325 pessoas na região estão na fila de espera para receber atendimento em uma das 48 unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente. Do total, 48 são mogianos, segundo dados de 2010. 
"A expansão é um processo natural. Ela começa a operar, as pessoas vão criando vínculo com a unidade e isso vai se expandindo. Não é que tem um cronograma; isso vai depender da confiança das pessoas no trabalho, do apoio da Prefeitura que, certamente, vai fazer com que seja grande referência da reabilitação e da inclusão da pessoa portadora", disse Neto. "Aqui tem um conceito de ajuste e acabamento da prótese para que o paciente seja completamente atendido aqui. E, eventualmente, dependendo da demanda, a unidade já tem uma previsão de ser possível colocar aqui uma estrutura para produção de próteses. Mas isso vai do uso, do perfil do usuário", esclareceu. "Nos deixa muito feliz saber que a comunidade já está colaborando numa campanha encabeçada pelo prefeito para ajudar a próxima unidade que vamos anunciar em outubro. Acreditamos que vamos levantar uma quantia expressiva para colaborar com a próxima AACD", disse o vice-presidente.


Para o prefeito, os pensamentos futuros para a unidade mostram a seriedade do serviço prestado pela entidade. "Para nós é um duplo orgulho. Primeiro por receber a unidade e o segundo por proporcionar aos pacientes da região um atendimento de qualidade sem aquele deslocamento até o Ibirapuera, em São Paulo. Vejam só a competência: estamos numa obra e a AACD já está fazendo a seleção de todo o corpo clínico e de todos os pacientes que serão atendidos", disse.


Fonte:Mogi News