sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Manutenção Semae limpa rede de Jundiapeba


Uso inadequado da rede por uma parte dos moradores ainda é um dos fatores que contribuem para problemas
Divulgação

Dentro das estações, é comum encontrar terra, restos de material de construção e outras coisas
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vem realizando, esta semana, um trabalho de limpeza e manutenção do sistema de esgoto que atende Jundiapeba. O distrito possui oito estações elevatórias, que recebem o esgoto das casas e enviam para o coletor tronco da Sabesp, localizado próximo à linha férrea. A utilização inadequada da rede por uma parcela dos moradores ainda é um dos fatores que contribuem para a ocorrência de problemas de funcionamento - o que traz reflexos para as casas das pessoas.


"Realizamos este trabalho de manutenção para garantir a plena operação do sistema e proporcionar conforto às famílias do distrito. Assegurar este serviço é um dever do Semae e temos contado com a colaboração da grande maioria da população", afirma o diretor-geral do Semae, Marcus Melo, acrescentando que, com orientação e conscientização, será possível modificar os hábitos que contribuem para sobrecarregar a rede. 
As estações elevatórias são cavidades fechadas com tampas de concreto e possuem entre quatro e seis metros de profundidade, dependendo do modelo. No fundo, operam as bombas responsáveis pelo envio do esgoto doméstico para tratamento. Numa operação como a que vem sendo realizada é comum retirar, de cada estação, até três toneladas de material sólido. Com essa carga, as bombas ficam literalmente soterradas e param de funcionar.


O engenheiro Odokar Douglas Magalhães, responsável pelo setor de manutenção de rede de esgotos do Semae, explica que os equipamentos são projetados para operar com até 5% de material sólido. Na prática, porém, a camada de terra, areia e lixo doméstico depositada na estação acaba cobrindo totalmente os equipamentos. "Quando isso ocorre, é preciso abrir a estação, fazer a retirada de todo o material e ainda providenciar uma manutenção para a bomba, a fim de que ela volte a funcionar normalmente", conta, acrescentando que, ontem, o Semae trabalhou na limpeza da Estação Elevatória da rua Tanzânia, que fica no Jardim Santos Dumont, mas integra a rede de atendimento ao distrito de Jundiapeba. No local também foi realizada a troca de um trecho da tubulação.


Dentro das estações, é comum encontrar terra, areia, pedras, restos de material de construção, roupas, material plástico, além de objetos como sapatos e roupas. "Mais importante do que ampliar os sistema, construindo novas estações do tipo, seria utilizar a rede atual com responsabilidade", diz o engenheiro Douglas, alertando ainda que as calhas residenciais que recolhem água da chuva também não devem ser ligadas no sistema.


Fonte:Mogi News