sábado, 21 de maio de 2011

Governo autoriza Unidade de Pronto Atendimento para Mogi



Governo autoriza Unidade de Pronto Atendimento para Mogi

O Ministério da Saúde autorizou, na última sexta-feira, a habilitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Mogi das Cruzes, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União. Além de Mogi, foram beneficiados os municípios de Pedro Leopoldo (MG), Cáceres (MT) e São José do Rio Preto. A UPA funcQZiona 24 horas e atua como unidade intermediária aos hospitais, efetuando atendimentos de urgência e emergência. Junto com isso, tem o objetivo de reorganizar o fluxo de atendimento do Sistema Único de Saúde, já que boa parte do atendimento de urgência e emergência, como pressão e febre altas, fraturas cortes, enfarte e derrame poderá ser solucionada na UPA. Segundo informa o Ministério, "quando o paciente chega a uma UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, avaliando se é necessário encaminhá-lo para um hospital, ou mantê-lo em observação por 24 horas. A unidade destinada para Mogi é de porte 2, que terá até 12 leitos, podendo receber até 300 pessoas diariamente. Só Mogi e Cáceres receberão unidades tipo 2. Pedro Leopoldo e São José do Rio Preto serão classificadas tipo 1, com oito leitos e capacidade para até 150 pacientes/dia. O Ministério irá repassar R$ 2 milhões para a unidade do tipo 2. Haverá ainda o repasse para a manutenção das atividades logo depois que o serviço for inaugurado, também variando de acordo com o tamanho da unidade.


Proteção



Pela primeira vez, a Câmara de Mogi irá receber um Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo, que será aberto oficialmente na quarta-feira, às 17h30, pelo padre Cláudio Antonio Delfino, da Paróquia Cristo Rei, do Socorro. A abertura será acompanhada pelo presidente interino Protássio Nogueira (DEM). Na segunda, o bispo dom Airton José dos Santos abre o Subimpério da Prefeitura, às 17 horas.


Atraso

O mogiano que quiser assistir ao filme "Piratas do Caribe – IV" em 3D terá de se dirigir ao Centerplex de Suzano, a Guarulhos ou mesmo a algum cinema da Capital ou Vale do Paraíba. Nas salas de Mogi, o filme só poderá ser visto no sistema de exibição convencional, sem a qualidade e efeitos especiais que as terceira dimensão proporciona.


Em família

O prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o "Inho", não se constrangeu nem um pouco em dar o nome de seu avô paterno, Irio Taino, ao Posto de Atendimento Municipal, que será inaugurado na terça-feira, pelo governador Geraldo Alckmin. Ainda a propósito da visita, Alckmin fará o descerramento da placa relativa às melhorias implantadas na Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, a Mogi-Salesópolis (SP-88).



Habitação





A coordenadora municipal de Habitação, Dalciane Felizardo, irá à Câmara, na próxima segunda-feira, às10 horas, para explicar aos integrantes da Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, a quantas anda o sistema de cadastramento de interessados em imóveis construídos pelo governo na Cidade. O convite, segundo o presidente Jolindo Rennó (PSDB), é resultado de questões e reclamações que têm chegado ao Legislativo.

Fonte:O Diário de Mogi