sábado, 21 de janeiro de 2012

Bilhões

Maurício Sumiya

Cinco bilhões é o valor que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá investir no Alto Tietê nos próximos três anos. Numa conversa preliminar entre o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), em São Paulo, com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, foi anunciado este valor de investimentos disponíveis mediante a apresentação de projetos por parte das prefeituras, individualmente ou em conjunto.


Condemat
A primeira reunião do ano do Codemat, agora sob a presidência de Abissamra, marcada para o próximo dia 26, em Mogi, irá tratar exatamente deste assunto. Será dado o start para uma reunião maior programada para ocorrer entre o final de março e o início de abril com a presença, inclusive, do próprio governador Geraldo Alckmin. 


Reivindicações
"O Estado tem R$ 178 bilhões para investir desde que se tenham projetos", afirmou à coluna o assessor político para Assuntos Regionais, Pedro Campos Fernandes. E é por isso que a região terá de se organizar, para fazer pleitos regionais e conseguir verbas do Estado. E rápido.


Outros assuntos
A reunião dos prefeitos será a partir das 9 horas, no Hotel Paradise, em Jundiapeba. O Condemat também vai discutir questões administrativas, como a aprovação da ata do consórcio e a cessão de funcionários das prefeituras para o Condemat. 


Poá e Itaquá
Outra pendência a ser debatida o quanto antes é a inclusão das cidades de Poá e Itaquá no consórcio. Abissamra já obteve do prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, de Poá, a garantia de que a cidade voltará a fazer parte do grupo regional.


Convencimento
Na próxima semana, será marcada uma audiência para que o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, de Itaquá, também possa voltar a compor o Condemat. Para isso, as Câmaras das duas cidades precisam dar o aval para a inserção dos municípios no grupo regional.


Lixo e usina
Outro assunto que voltará à pauta é a questão do lixo, até hoje não resolvida. Enquanto Mogi se vê às voltas com a ameaça da construtora Queiroz Galvão de instalar um aterro sanitário contra a vontade da população, a região manda o lixo para o aterro Anaconda, em Santa Isabel: "É um problema ambiental e de saúde pública e precisamos tentar dar um desfecho a ele", disse Fernandes. O grupo de estudos, que tem como objetivo propor alternativas, continua trabalhando, inclusive, ainda analisando soluções como as usinas. Outra demanda regional é a melhoria dos acessos viários agora que as obras do Rodoanel Leste serão iniciadas.


Secretariado
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) reuniu ontem pela manhã todo o seu secretariado para a primeira reunião de trabalho e planejamento do ano. Encontros mensais são comuns na administração de Bertaiolli e esta reunião serviu para discutir as prioridades ao longo de 2012. O encontro ocorreu no Paradise, em Jundiapeba.


Quatro cursos
A primeira lista de convocados para matrícula do vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo já foi divulgada. No caso da Fatec de Mogi, também já é possível consultar a lista dos classificados para o primeiro semestre para os cursos de Agronegócio (noite e tarde), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite e tarde) e Gestão de Recursos Humanos.


2ª chamada
Os candidatos convocados nesta 1ª lista deverão comparecer na própria secretaria da Fatec, onde pretendem estudar, para efetuar a matrícula, no dia 23 de janeiro. A listagem também será divulgada na unidade em que o aluno pretende estudar. Se as vagas oferecidas não forem preenchidas pelos candidatos da primeira chamada, a segunda lista será afixada também na faculdade no dia seguinte, ou seja, no dia 24.


Referência
Na rede de relacionamentos Twitter há um perfil que se chama Alerta199, um serviço voluntário pela promoção da percepção de risco e prevenção de desastres, sediado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O serviço une informações dos órgãos da Defesa Civil de todo o País.


Divulgação

Chuvas
E olha que interessante: a repórter Jamile Santana, do Grupo Mogi News, que é geralmente designada para fazer coberturas de chuvas, sempre posta informações sobre tempo e alagamentos na cidade. E durante este período de temporais, o grupo lança diariamente boletins com as principais notícias do tema em todo o País.


Deslizamento
Na edição de ontem, a matéria veiculada pela TV Mogi News sobre o deslizamento de terra e a interdição de cinco casas, feita por Jamile, que também atua na TV, foi para o boletim como a principal informação do dia. 


Fonte confiável
No link, eles, inclusive, indicaram o perfil @milesantana para que as pessoas a sigam. E o bacana é que jornalistas do País inteiro, inclusive do Estadão e da Folha, colaboram com as postagens nesta rede social. As novas mídias, mais do que fofoca e futilidade, como muitos pensam, também prestam serviço público e servem para a difusão de informação. 


Fonte:Mogi News