sábado, 21 de janeiro de 2012

Policiamento Mogi deve receber segunda base móvel ainda neste ano


A primeira já está em operação na cidade; a segunda virá nos próximos meses, segundo a PM
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Base móvel já está sendo utilizada no policiamento em Mogi das Cruzes. Apresentação do veículo, ontem, fez parte das comemorações do aniversário do 17º Batalhão
Mogi deve ganhar nos próximos meses sua segunda base comunitária móvel. Esta é a expectativa do comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar de Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, que na manhã de ontem apresentou oficialmente a primeira base móvel do município. A estrutura prestou serviço na praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o antigo largo 1° de Setembro. Ele informou ainda que o veículo será utilizado no período noturno nos pontos críticos da cidade identificados por um estudo técnico realizado pelo comando.


A entrega da base móvel faz parte das comemorações do 70° aniversário do batalhão. Durante todo o dia, uma operação foi montada com pontos de bloqueio e ação preventiva e ostensiva nos pontos considerados de risco do município. "A ideia do comando é realizar esta festividade para a população. Tanto para Mogi quanto para as demais cidades que fazem parte do 17° Batalhão. Dentro da operação, temos ação de saturação, que são as equipes com viaturas nas áreas criticas fazendo fiscalização. Está sendo feita a operação de visibilidade com policiamento a pé. Além disso, estamos realizando bloqueios de fiscalização", explicou Braga.


O comandante contou que a entrega da base móvel faz parte de uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar para atender locais que têm necessidade deste serviço. "O deslocamento das bases móveis para os bairros leva em conta o fluxo de pessoas e indicadores criminais, como pequenos delitos, roubos e furtos, além do uso de drogas. Tudo isso é levantado por meio de indicadores", disse o comandante. 
Ele afirmou também que a segunda base deve chegar a Mogi em breve. "Esta base está retornando para o 17° Batalhão. A segunda etapa vai suplementar o número de bases móveis. Solicitamos inicialmente duas bases, a primeira chegou, a segunda deve chegar em breve, dentro de três ou quatro meses", destacou. Braga informou que o comando recebeu novas viaturas. "Temos agora dois veículos para a Força Tática, quatro radiopatrulhas, quatro da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). Nos próximos dias receberemos também dois veículos de ronda escolar e mais duas motocicletas da Rocam", ressaltou.


A base móvel terá como finalidade ainda prestar serviços aos bairros que necessitem de bases fixas ou postos policiais. Para identificar estes pontos será feito um estudo técnico levando em consideração o fluxo de pessoas e o índice criminal. O veículo fará ainda trabalhos noturnos, o que, segundo Braga não é uma ação usual para a base móvel. "A base servirá como posto policial. É possível fazer boletim de ocorrência, auto de infração e recolhimento. Ela contará ainda com o tablet", acrescentou.


Fonte:Mogi News