sábado, 21 de janeiro de 2012

DER atribui problemas ao Semae



SITUAÇÃO Entregue há dois anos, o trevo do Jardim Aracy já tem partes da pista e calçada afundadas


Júlia Guimarães


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsabilizou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) pelo afundamento de parte da pista e da calçada do trevo do Jardim Aracy. Reportagem publicada ontem por O Diário mostrou a cratera formada entre o asfalto e o calçamento, na margem direita da Rodovia Mogi-Dutra. O defeito ocorreu pouco mais de dois meses após a entrega da polêmica obra, mas o DER nega que tenha havido erro construtivo e notificou a Prefeitura para corrigir o problema. O Semae, por outro lado, descarta qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.


Em nota enviada ontem à Redação de O Diário, a Assessoria de Imprensa afirma que, após averiguação realizada na manhã desta sexta-feira, os técnicos do DER constataram que o afundamento da calçada "foi ocasionado pelo vazamento de água, das mangueiras do Semae". O texto ainda informa que, "de maneira provisória, o Departamento providenciou a interrupção no fluxo das águas" e que "também irá executar os reparos do pavimento e da calçada". Não ficou claro se o órgão notificará a construtora DP Barros, responsável pela obra, para realização dos serviços. Ainda segundo as informações, a Prefeitura foi notificada e o DER "aguarda providências quanto à correção no vazamento".


O afundamento, que envolveu não apenas a calçada, mas também parte da pista do acesso, foi verificado por O Diário na manhã de quinta-feira. No momento em que a reportagem esteve no local, não havia qualquer sinalização de alerta para pedestres e motoristas que circulavam pelo acesso. No período da tarde, o DER providenciou a instalação de cones para isolamento do local afetado.


Semae


Consultado por O Diário, o diretor adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira, negou veementemente que o afundamento da pista tenha sido provocado por vazamento em tubulação de sua responsabilidade. Ele contestou as informações dadas pelo DER e esclareceu que a autarquia não possui as mangueiras mencionadas no local. "Quando entraram em contato conosco, disseram que se tratavam de mangueiras pretas. Mas nós usamos mangueiras azuis. Além disso, não temos nos nossos mapas qualquer registro de que exista este encanamento passando por ali".


Dirceu ainda completou: "O DER não pode afirmar que a responsabilidade é do Semae. Não temos qualquer culpa, tenho certeza absoluta disso. Este tipo de problema pode ser ocasionado não apenas por possíveis vazamentos, mas também por falta de compactação. Então, amanhã, nós faremos uma vistoria no local para averiguar exatamente o que está ocorrendo".


Fonte:Mogi News