sábado, 7 de dezembro de 2019

CARGO: Chico Bezerra deixa a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes

6 de dezembro de 20194 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello

Compartilhe!

SAÍDA Emoção marca a festa de despedida de Francisco Bezerra. (Foto: arquivo)
O prefeito Marcus Melo (PSDB) ainda não anunciou o nome do sucessor de Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB) que deixará a Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira. Chico Bezerra irá reassumir a vaga como vereador da Câmara de Mogi das Cruzes. O anúncio do indicado para a vaga não tem data para ser feito. A pasta passa a ser administrada pela secretaria interina, a médica Rosângela Cunha.

Marcus Melo fez um balanço positivo dos trabalhos prestados pelo Chico Bezerra, e destacou alguns projetos como o caso do lançamento da pedra fundamental da nova maternidade e do projeto que o secretário idealizou para a construção do Complexo Integrado de Assistência à Saúde no Rodeio, atendimento especializado para pessoas com deficiência.

Ele disse que a decisão de sair foi do próprio secretário. “Isso foi acordado quando ele assumiu há cerca de um ano, porque ele quer voltar para a Câmara e se preparar para a campanha eleitoral de 2020”.

Sobre o nome do futuro secretário, Melo disse que será necessário “aguardar mais um pouco”. Afirmou que ainda não existe nada definido. Também disse que não procede os comentários de que teria sofrido pressões políticas para fazer a troca do cargo, como vem sendo comentado na cidade, porque, segundo o prefeito, Bezerra pertence à sua base eleitoral e não teria motivos para retaliações.

A saída do secretário foi lamentada pelos funcionários, que na tarde de ontem fizeram uma homenagem ao médico. A festa reuniu o prefeito, o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB), o presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL), além de vereadores, representantes de entidades sociais e da Santa Casa de Mogi.

Emocionado com os discursos de reconhecimento dos funcionários que não economizaram elogios ao trabalho desenvolvido durante este ano, Bezerra contou que essa experiência foi muito enriquecedora na carreira do profissional, que tem 70 anos. Mesmo com a experiência de 45 anos como profissional da área médica, ele afirmou que “só vivendo no dia a dia da saúde é que consegue entender a importância de manter um atendimento de qualidade à população que necessita do serviço público no município”. Na gestão de Manoel Bezerra de Melo, Chico Bezerra também foi secretário municipal de Saúde.

Bezerra destacou os resultados do trabalho feito pela Prefeitura de Mogi, que detém a maior rede de atendimento da Região do Alto Tietê. “O nosso trabalho foi feito em parceria com toda a equipe de saúde, que se envolve pessoalmente para manter tudo em funcionamento”, reforçou.

A única coisa que ele “lamenta” foi o episódio envolvendo a substituição de organizações sociais em serviços municipais. Para ele, apesar dos esforços, ele deixará o cargo sem ter conseguido chegar a um acordo para garantir o pagamento das verbas indenizatórias de mais de 700 funcionários.

De volta ao Legislativo, ele deseja reassumir Comissão

O vereador Francisco Bezerra (PSB) retorna às suas atividades na Câmara de Mogi das Cruzes a partir de segunda-feira, ressumindo o cargo que foi ocupado pelo suplente Rodrigo Romão (PCdoB) nesse período de um ano em que esteve a frente da Secretaria Municipal de Saúde. Ele disse que pretendia ficar até o final do mês, mas decidiu antecipar para poder participar da eleição para a presidência do Legislativo e apoiar a reeleição de Sadao Sakai (PL), e da formação das futuras comissões permanentes da Casa.

Bezerra explicou que precisa voltar à Câmara para retomar os contatos com a sua base eleitoral e se preparar para disputar a reeleição em 2020. A intenção agora é trabalhar para conquistar novamente o posto que ocupou nos seus últimos mandatos como vereador.

Além da Câmara, Chico Bezerra, que também é médico ginecologista, formado há 45 anos, pretende voltar a prestar atendimento na Santa Casa de Mogi a partir de fevereiro de 2020 e cuidar especialmente das pacientes que são acompanhadas pelo programa Mãe Mogiana,.

O vereador nasceu em Crateus, no Ceará, e veio para Mogi das Cruzes em 1968 para estudar. Ingressou na Faculdade de Medicina em 1969 e decidiu permanecer na cidade. Esta foi a segunda vez dele como o cargo de secretário de Saúde. Se elegeu como vereador em 1983, reeleito em 1988. Cumpriu cinco mandatos. Em 1990 foi eleito deputado estadual cargo que exerceu até 1999. Foi candidato a prefeito duas vezes: 1996 e 2000, mas não venceu nenhuma delas. Em 2008 voltou à vida pública, como vereador.

Fonte:O Diário de Mogi