terça-feira, 19 de junho de 2012

Ibope/Diário: veja pesquisa para prefeito de Mogi


Pesquisa aponta prefeito Bertaiolli na liderança da corrida eleitoral / Fotos Arquivo

Se a eleição para prefeito de Mogi das Cruzes acontecesse hoje, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) seria reeleito logo no primeiro turno. É o que mostra a pesquisa do Ibope Inteligência, feita com exclusividade para o jornal O Diário, que com isso, dá a partida para a cobertura das eleições municipais deste ano na Cidade e demais municípios da Região do Alto Tietê.
A consulta estimulada - aquela em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um disco com os nomes dos virtuais candidatos - feita junto a 504 entrevistados, no período de 7 a 10 deste mês, apontou Bertaiolli com 52% das intenções de voto, seguido pelo deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), com 28%, Mário Berti (PCB), com 2%, Marco Soares (PT) e Ronaldo Alabarce (PTB), com 1% das intenções cada, enquanto o candidato Jorge Paz (PSOL) não chegou a alcançar 1%.
Outros 9% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou anular o voto, enquanto 8% ainda não sabem em quem votar, ou preferiram não responder à pergunta.
Pesquisa Estimulada
Em %
Marco Bertaiolli
52
Luis Carlos Gondim
28
Mario Berti
2
Marco Soares
1
Ronaldo Alabarce
1
Jorge Paz
0
Branco/Nulo
9
Não sabe/Não respondeu
8
Fonte: Ibope Inteligência
Bertaiolli, que lidera a consulta, tem mais penetração junto ao eleitorado masculino (53%) que entre as mulheres (50%), ao contrário de Gondim, que foi citado  por 31% do eleitorado feminino e por 25% do masculino.
Enquanto Bertaiolli tem maior aceitação  junto ao eleitorado da faixa etária entre  40 e 49 anos, (57%), Gondim tem mais votos entre os eleitores com 25 a 29 anos (36%), mesma faixa ocupada preferencialmente por Berti (5%).  Marco Soares tem maior preferência entre eleitores  com idade entre 40 e 49 anos (2%).
Quanto à escolaridade, Bertaiolli foi mais votado entre pessoas de curso superior (59%), assim como Marco Soares (3%), enquanto Gondim mostrou maior ascendência junto aos eleitores do ensino médio (33%).
Segundo o resultado da pesquisa, que obedece a uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a votação alcançada por Bertaiolli na consulta estimulada lhe garantiria a vitória logo no primeiro turno, por conta da soma dos percentuais das intenções de votos dos demais candidatos, que atinge somente 32% dos votos brutos.
Como para efeito de cálculo para segundo turno são computados apenas os votos válidos (excluídos abstenções, brancos e nulos), o atual prefeito conseguiu ultrapassar a metade mais um desses votos, necessários para lhe assegurar a vitória, sem a necessidade de realização do segundo turno.
Para a realização da primeira Pesquisa Ibope foram apresentados aos eleitores, para a avaliação estimulada, os nomes dos pré-candidatos que já haviam admitido publicamente a disposição para concorrer à Prefeitura de Mogi, sem estarem na dependência de decisões judiciais para ingressar na corrida sucessória.
Como a consulta foi feita antes das convenções municipais, não havia, até então, nenhum candidato oficializado. Na época, o empresário Ronaldo Alabarce ainda era apontado como possível candidato pelo PTB, por isso a inclusão de seu nome. No entanto, em entrevista a este jornal, na última quinta-feira, Alabarce decidiu oficialmente que não irá mais concorrer às próximas eleições.
Espontânea
O Ibope também ouviu os eleitores que se manifestaram de maneira espontânea, ou seja, apenas respondendo à pergunta sobre em quem votariam para prefeito, se a eleição estivesse ocorrendo naquele momento, sem qualquer outro tipo de estímulo.
Na pesquisa espontânea, Bertaiolli também esteve na frente, com 20% das intenções de voto, contra 4% de Gondim Teixeira, 2% de Junji Abe (PSD), que não será candidato, e 1% do petista Marco Soares. Outros 2% das intenções de voto correspondem a outros nomes, que não chegaram a obter sequer 1% das indicações cada.
A pesquisa espontânea apontou 6% de votos brancos ou nulos e outros 66% de eleitores que não souberam ou não quiseram responder à consulta.
Pesquisa Espontânea
Em %
Marco Bertaiolli
20
Luis Carlos Gondim
4
Marco Soares
1
Junji Abe
2
Outros com menos de 1%
2
Branco/Nulo
6
Não sabe/Não respondeu
66
Fonte: Ibope Inteligência
Interesse
O Ibope mostrou também um eleitorado dividido quanto ao interesse pelas próximas eleições. Quando informados sobre o pleito para prefeito e vereadores, 30% dos entrevistados disseram ter médio interesse, enquanto 24% demonstraram muito interesse pela disputa de 7 de outubro próximo. Outros 21% disseram ter pouco interesse e 24% nenhum. Já 1% dos questionados não soube a resposta ou preferiu não responder.
Interesse pelo pleito
Em %
Médio
30
Muito
24
Nenhum
24
Pouco
21
Não sabe/Não respondeu
1
Fonte: Ibope Inteligência

Rejeição
Entre os virtuais candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes apontados pelo Ibope aos eleitores, Mário Berti Filho (PCB) é o mais rejeitado.
Quando indagados em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 24% dos pesquisados apontaram o nome de Berti, figura bastante polêmica na Cidade por suas incursões na política, questões de meio ambiente, etc.
O segundo mais rejeitado pelos eleitores, segundo o Ibope, foi o deputado Gondim Teixeira, com 17% das indicações. O atual prefeito Marco Bertaiolli e o professor Jorge Paz aparecem com 14% de rejeição cada um, enquanto Ronaldo Alabarce foi rejeitado por 10% dos eleitores.
O advogado Marco Soares alcançou o menor índice de rejeição entre todos os virtuais candidatos apontados na pesquisa. Ficou com 8% das indicações de rejeição do eleitorado mogiano.
Soares, Paz e Alabarce são os únicos entre os virtuais candidatos que ainda não concorreram a uma eleição para prefeito. Gondim, Bertaiolli e Berti estiveram concorrendo nas eleições municipais passadas, enquanto Gondim disputou a mais recente eleição para a Assembleia Legislativa e Berti para a Câmara dos Deputados, ocorridas no ano de 2010.
A avaliação da rejeição mostrou que 8% dos eleitores votaram em branco ou anularam o voto, enquanto 25% não souberam ou não quiseram responder à pergunta sobre o tema. Outros 3% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos.
Rejeição
Em %
Mario Berti
24
Luis Carlos Gondim
17
Jorge Paz
14
Marco Bertaiolli
14
Ronaldo Alabarce
10
Marco Soares
8
Branco/Nulo
8
Poderia votar em todos
3
Não sabe/Não respondeu
25
Fonte: Ibope Inteligência
Pesquisa
A pesquisa de avaliação dos virtuais candidatos a prefeito de Mogi foi contratada pelo Jornal O Diário junto ao Ibope Inteligência e realizada com 504 eleitores com 16 anos ou mais, no período de 7 a 10 de junho passado.
A consulta ouviu pessoas dos sexos masculino e feminino, com grupos de idade entre 16 e 70 anos ou mais, com grau de instrução até a 4ª série do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, ensino médio e superior, que exercem atividades na agricultura, indústria de transformação, indústria de construção e outras, além do comércio, prestação de serviços, transporte e comunicação, atividade social, administração pública, outras atividades, estudantes e inativos. Foram ouvidos entrevistados com renda familiar de até dois salários, entre 2 a 5 e mais de 5 salários mensais. Teve como fonte de dados para elaboração da amostra o Censo 2000, PNAD 2009 e o TSE 2010.
A pesquisa apresenta um intervalo de confiança de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da mostra. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas pessoais, com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.
As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinados para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas para efeito de controle de qualidade, assim como fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.
A pesquisa está registrada no TRE-SP, sob o protocolo nº 00077/2012.
As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

Fonte:O Diário de Mogi