quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Período integral Vereadores querem novas vagas em escolas no centro


Período integral
Vereadores querem novas vagas em escolas no centro
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Os vereadores de Mogi das Cruzes criticaram durante a sessão de ontem a falta de vagas de período integral em creches e escolas municipais localizadas na área central da cidade. Segundo eles, as mães que trabalham ou moram nesta região são prejudicadas.

O primeiro a abordar o tema foi o presidente da Comissão de Educação do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB). "Esses alunos têm o ensino integral interrompido quando atingem os 6 anos de idade. Há uma demanda no centro que não é atendida", afirmou. "Essa situação tem feito com que muitas mulheres deixem de trabalhar. Elas têm se deparado com duas opções: largar o emprego ou pagar uma escola particular para mantê-los lá por meio período", relatou.

Araújo avalia que as mulheres nestas condições estão sendo "lesadas pela divisão em blocos da educação". "É preciso destacar o grande trabalho que a atual administração tem feito, mas precisamos exigir que essa situação seja revista", salientou. 
A Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura informou que "o período integral será ampliado no ano que vem, mas a prioridade, num primeiro momento, serão as unidades localizadas nos bairros, em razão da vulnerabilidade social".


Prestação de contas
O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB) sugeriu que as entidades que administram as creches, por meio de convênios com a Prefeitura, passem a fazer prestações de conta ao Legislativo, assim como a Secretaria Municipal de Educação. "Todas as instituições recebem subsídios e muitas delas fazem uma administração exemplar, mas há problemas em algumas unidades", disse.

O presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, a acredita que o balanço poderá ser apresentado pelas creches que forem sorteadas. "As três selecionadas precisaram prestar contas", concluiu.

Fonte:Mogi News