quinta-feira, 28 de abril de 2011

Afif de fora


Afif de fora
A coluna vinha revelando com exclusividade em Mogi e na região a fritura avançada do vice-governador e então secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Guilherme Afif Domingos. Afif, leal ao prefeito da capital, Gilberto Kassab, é, ao lado dele, nome de proa do novo PSD, e, por isso, comprou briga política com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), síndico indeciso da atual massa quase falida do PSDB paulista.
Divulgação


Elizabeth II
Afif caiu anteontem. Com ele, se vai um interlocutor de Mogi no governo estadual. Padrinho político do prefeito Marco Bertaiolli, o ex-secretário, no entanto, prossegue sendo vice-governador, mas agora uma espécie de rainha da Inglaterra, retirado dele todo e qualquer poder ou influência política no Estado.


Ligações profundas
Afif sempre teve bom relacionamento com Mogi, desde os tempos em que foi um agitado secretário de Estado de Abastecimento do governo Paulo Maluf, entre 1979 e 1982, trazendo para cá o sistema de varejões. Seu atrelamento com Bertaiolli é tão grande que Afif veio pessoalmente prestigiar a posse do prefeito, em 2009, contando histórias da política da cidade.



Pela metade
Em sua substituição, entra Paulo Alexandre Barbosa, ex-secretário de Desenvolvimento Social, que fez recente visita a Mogi, quando veio provar, ao lado de Bertaiolli, a comida do Bom Prato. As portas do Desenvolvimento Econômico, antes escancaradas para Mogi com Afif, permanecerão, em tese abertas, quer dizer, semiabertas, em razão da confusão entre tucanos e aliados de Kassab.




Vitamina Q - I
A bancada do Lixão parece refeita na Câmara de Mogi: diferentemente de outros tempos, quando recolheram as armas diante das pressões da sociedade contra o aterro, estão cada vez mais orgulhosos de hastearem a bandeira do Lixão Olimpio Tomiyama (PTB), "líder da bancada da Construtora Queiroz Galvão", que anexou seu primeiro amigo, Protássio Nogueira (DEM), tido agora como "vice-líder". Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, e Nabil Safiti (DEM), formam uma espécie de "Conselho de Sábios".



Vitamina Q - II
Chico Bezerra, da bancada da Empreiteira Pajoan, parece ter sentido o golpe da explosão de parte do aterro da família Cardoso, há décadas sua amiga, e já se abre para discutir o projeto da Queiroz. O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), embora se diga contrário ao aterro, não se fecha à busca de um entendimento que leve à solução do impasse da destinação final do lixo.
Divulgação


Gato escaldado
A convocação de Bertaiolli, apresentada por Bibo, mostra que gato escaldado tem mesmo medo de água fria. Entre os anos de 2006 e 2007, o Legislativo sofreu enorme desgaste porque a Prefeitura, na época administrada por Junji Abe, saiu da dividida, mudou de ideia e logo se colocou ao lado do Movimento Anti-Lixão. Agora, a Câmara deixa claro que quer solução e aperta a Prefeitura para que se posicione rapidamente.
Reprodução


A máfia
O site www.mafiadolixo.com, coordenado por Enio Noronha Raffin, do Rio Grande do Sul, especializado em revelar os mistérios dos empresários e empreendimentos do lixo Brasil adentro, vem dando todo o destaque para a explosão do aterro da Pajoan. Sob o título "Aterro sanitário da empresa Pajoan desbarranca e vira lixão em Itaquaquecetuba", o site revela detalhes da aberração ambiental que surgiu há mais de uma década e que prossegue impune com a conivência da Cetesb.


Troca com troco
Perguntinha inocente: para que serve a Cetesb na região? O gerente-regional Edson Santos bem que poderia tentar responder. Até anteontem, eram 88 multas aplicadas no malcheiroso empreendimento e, apesar disso, a companhia não havia se dedicado ao esforço de dar uma solução para a aberração ambiental que ocorre por lá. Seria o caso de trocar Edson Santos ou tirar a Cetesb de circulação?



Peralta exclusivo
Quem se lembra do advogado Horácio Peralta como um dos cabeças do Movimento Anti-Lixão em Mogi, nos primeiros anos de batalha? Peralta, que já advogava para a Pajoan, subia no caixote para criticar o projeto da Queiroz Galvão. Já há alguns anos, Peralta se recolheu e se dedica a bater boca com a Imprensa nacional nas coletivas Pajoan adentro.
Divulgação


Esperança
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), tem esperança de ver seu relógio de pulso e um par de sapatos de volta, devolvidos pelo CQC, que foi à sua procura cobrar solução para uma rua esburacada na Vila Cristina. O prefeito Abissamra tem mais 27 dias para dar uma geral na rua, que segundo o CQC, "é mais esburacada do que a perna da Suzana Vieira".


Fonte:Mogi News