quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cronograma de ações Prefeitos discutem aeroporto hoje Marco Bertaiolli se encontrará com Gilberto Kassab e Luiz Marinho na capital para definir plano de trabalho


Marco Bertaiolli se encontrará com Gilberto Kassab e Luiz Marinho na capital para definir plano de trabalho
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli já apresentou à Anac uma grande área no Taboão para receber o empreendimento
Os prefeitos Marco Bertaiolli (PSD), de Mogi das Cruzes, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, e Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, se reúnem hoje, na capital, para discutir a implantação de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana. O encontro, previsto para ocorrer às 16 horas, é o primeiro desde a criação da câmara temática do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, em fevereiro. Marinho é o coordenador do grupo e Bertaiolli é o relator. Kassab, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (formado pelos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana do Estado) terá como papel definir, com a câmara temática, qual será o plano de trabalho do grupo.

"A reunião é para definir o cronograma de ações, levantamento de informações e argumentos técnicos, que demonstrem a viabilidade e a necessidade urgente de um terceiro aeroporto em São Paulo.", explicou Bertaiolli. 
A definição das cidades aptas ou que têm interesse de receber os investimentos será discutido num outro momento. "O que já ficou acordado entre os integrantes da câmara temática, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano é que o trabalho do grupo será extremamente técnico, isto é, levantar todos os pontos favoráveis à construção do terceiro aeroporto. Quem definirá se será na cidade ´x´ ou ´y´ é o governo federal, a Infraero", reforçou Bertaiolli, confirmando que, até o momento, apenas Mogi, São Bernardo e Caieiras são candidatas a ter o empreendimento. "Cada município terá de apresentar seus argumentos ao governo federal. Se a Infraero entender que Mogi reúne as melhores características de localização, condições climáticas, logística, entre outras, então, melhor para nós", acrescentou. Mogi, segundo Bertaiolli, já apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a outros órgãos federais, uma extensa área no Taboão, para receber o empreendimento. 
O prefeito de São Bernardo também encaminhou um projeto para a presidente Dilma Rousseff (PT), para a construção de um aeroporto de carga e aviação executiva. O principal argumento de Marinho é que o novo empreendimento pode complementar o aeroporto de Viracopos, em Campinas. 
Kassab defende que a construção de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo seria uma alternativa à saturação que o setor enfrenta atualmente, contando apenas com as bases de Congonhas, na capital, e Cumbica, em Guarulhos, para pousos e decolagens.


Fonte:Mogi News