sexta-feira, 3 de março de 2017

QUADRO DESTAQUE: Família de paciente morto no Luzia autoriza doação de órgãos

3 de março de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Equipe médica transportou os órgãos no helicóptero Águia. (Foto: Eisner Soares)
Equipe médica transportou os órgãos no helicóptero Águia. (Foto: Eisner Soares)

DARWIN VALENTE
Eram cerca de 14h30 desta quinta-feira (2) quando o helicóptero Águia 7, prefixo PP-EOV, a serviço do governo estadual, aterrissou no heliponto localizado ao lado da sede do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, no Bairro do Shangai.

Em apenas alguns minutos, um cooler de plástico que se encontrava no interior de uma ambulância do Setor de Captação de Órgãos do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo foi retirado e, em seguida, transportado para o interior da aeronave. A geladeira portátil foi arrastada para dentro do helicóptero por um médico que seguiu com ela em direção à Capital.

A sua acompanhante retornou para a ambulância, que também deixou a sede do Corpo de Bombeiros, retornando para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, pela Rodovia Mogi-Dutra.

Minutos antes de completarem aquela etapa da operação, os dois profissionais estavam no interior do Hospital Luzia de Pinho Melo, onde um paciente não identificado, que havia falecido, teve os órgãos doados para transplante por seus familiares.

Procurada por O Diário, a Secretaria de Estado da Saúde não forneceu informações do paciente, por questões éticas, mas disse que foram doados coração, fígado, pulmão, rins e pâncreas.

Fonte:O Diário de Mogi