sábado, 24 de março de 2012

Até que enfim! Bombeiro de Mogi é elevado a Grupamento


As mudanças oficializadas pelo governo estadual vão afetar também o Corpo de Bombeiros de Suzano
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
 
Corporação em Mogi terá maior autonomia para, entre outras ações, planejar o atendimento à região
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou a elevação do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes de Subgrupamento à condição de Grupamento. Em outras palavras: o município passou de subsede à sede regional do comando da corporação. A mudança, há muitos anos reivindicada pela comunidade e por autoridades do Alto Tietê, foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. Agora, Mogi passa a ter o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, conforme antecipou o Mogi News, no mês passado, na coluna Contracapa. 
De acordo com o decreto, de número 57.896, assinado pelo governador, foi estabelecida uma reestruturação em vários setores da Polícia Militar, como, por exemplo, a criação do Comando de Policiamento de Trânsito, além da denominação dos Bombeiros do Guarujá, até então 17º GB de Salvamar Paulista, em Grupamento Marítimo. Isto é, um comando especializado, claro, com estrutura maior para atender todos os 14 municípios do litoral paulista (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida). 
Com a elevação de Mogi à condição Grupamento, na verdade, a corporação local terá maior autonomia nas decisões estruturais e de planejamento para atender toda a região. O decreto não estabelece a nomeação dos oficiais que comandarão o 17º GB do Alto Tietê, mas, segundo apurou o Mogi News com fontes ligadas à corporação, o mais cotado para assumir o comando regional dos Bombeiros é o tenente-coronel Minoru Yamashita, atual comandante do 5º Grupamento de Guarulhos, que ontem completou 49 anos de criação. 
Na festa realizada ontem, em Guarulhos, diversos oficiais de Mogi e também integrantes da sociedade civil foram homenageados com o título "Amigo do Bombeiro". O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) foi representado pelo secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. A indicação de Yamashita, assim como de um major e três capitães, que são parte da estruturação de um GB, será publicada nos próximos dias no Diário Oficial. 
De qualquer forma, toda a estrutura administrativa para reestruturação do Corpo de Bombeiros já começou a ser montada no fim do ano passado, com o envio de mais viaturas, policiais e recursos para a ampliação de postos tanto em Mogi como em outras cidades do Alto Tietê. As mudanças oficializadas pelo governo estadual devem afetar também o Corpo de Bombeiros de Suzano, que, segundo apurou o Mogi News a partir de informações com fontes ligadas à corporação, será elevado à condição de Subgrupamento, passando, portanto, a ter mais autonomia no comando, apesar de permanecer subordinado ao quartel de Mogi das Cruzes, que então estará acima na hierarquia como Grupamento. 
A proposta é de que postos dos bombeiros de Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis (que estão em processo de implantação) respondam diretamente a Mogi, enquanto Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquá atendam às ordens de Suzano. (N.A.)


Fonte:Mogi News