sábado, 24 de março de 2012

Irregularidades Santa Casa é autuada em R$ 56 mi


A vistoria que resultou na aplicação da multa foi realizada pela Vigilância em janeiro deste ano no hospital local
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
 
Hospital de Mogi foi autuado por série de irregularidades, conforme constatou a Vigilância Sanitária
A Santa Casa de Mogi das Cruzes foi multada em R$ 56 mil pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo por irregularidades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A vistoria que resultou na autuação foi realizada pela Vigilância em janeiro deste ano. O hospital chegou a apresentar defesa, que foi indeferida pela equipe de Vigilância.


Ao todo, são quatro autuações por falhas no protocolo e conduta dos profissionais, além da falta de estrutura física, problemas que foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com publicação no Diário Oficial do dia 3 de março. 
A Vigilância Sanitária emitiu ao hospital uma infração pela reincidência de irregularidades, por permitir o uso de produtos descredenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou com data de validade vencida, não ter controle específico de documentos, como dados organizados dos prontuários médicos, não ter à disposição dos funcionários as cartilhas com recomendações de procedimento padrão de higienização, além de não fazer a manutenção dos equipamentos dentro do prazo estabelecido. 
O relatório chegou a ser encaminhado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que já investigou mortes em série de bebês na Santa Casa por proliferação de bactéria. O hospital apresentou defesa. O documento foi analisado, mas o pedido de cancelamento das autuações foi negado. Na época da vistoria, três bebês morreram na UTI Neonatal, sob suspeita de infecção hospitar. 
Ontem, a Vigilância Sanitária divulgou no Diário Oficial o cancelamento por "vício de lavratura" de outra autuação que havia sido dada à unidade. No entanto, o documento não revela qual é a data da multa, e a razão da notificação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o esclarecimento do que seria essa anulação será dado na próxima semana. O provedor da Santa Casa de Mogi das Cruzes, Mário Calderaro, disse que ainda não sabe se estas notificações já chegaram ao departamento jurídico da Santa Casa.


Fonte:Mogi News