sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Defesa da mulher: Delegacia da Mulher começa iniciar operação em outubro

Para Delegacia Seccional faltam questões burocráticas, como contratação de funcionários, para definir abertura
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itaquaquecetuba ainda não tem data para ser inaugurada, mas a intenção da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres do município é de começar o serviço ainda em outubro deste ano. De acordo com o delegado da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, Jair Barbosa Ortiz, ainda faltam algumas questões burocráticas para serem resolvidas, como a contratação de funcionários, por exemplo. Após isso, a data para a inauguração do prédio será definida.
A expectativa era de que o serviço fosse aberto no dia 8 de março deste ano, data que marca do Dia Internacional da Mulher, mas precisou ser adiado por "problemas técnicos", conforme divulgou o seccional à época.
O equipamento será implantado onde fica atualmente a Delegacia Central do município, que será transferida para a sede própria na avenida Emancipação, já que o prédio passou por reformas. Para o comando da DDM, a delegada Luciana Amat, que há três anos atuava em Suzano, foi escolhida para assumir o posto. "Estamos resolvendo questões de funcionários junto ao Estado e só posso precisar uma data quando as questões estiverem resolvidas, mas garanto que a data está bem próxima", explicou o seccional.
A fase atual do processo para a implantação do serviço está em poder do Departamento de Compras para a elaboração do contrato de locação, segundo a Prefeitura de Itaquá. "O imóvel está localizado na área central da cidade e terá capacidade para abrigar conjuntamente a DDM e a Secretaria de Política para Mulheres, respectivamente, esta cederá espaço físico e custeio do imóvel de acordo com termo de parceria assinado pela prefeitura e governo do Estado", ressaltou.
A reportagem questionou nesta semana a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) sobre o processo para contratação de funcionários e uma data para quando a DDM de Itaquá será inaugurada. Na ocasião, a pasta não informou dados referentes ao equipamento que será implantado em Itaquá. No entanto, a Pasta ressaltou que atualmente o Estado conta com 113 DDMs, sendo 24 delas com atendimento 24 horas. Até 2022, o governo pretende transformar mais 30 unidades em atendimento ininterrupto.
"O reforço no policiamento é compromisso da atual gestão. Estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis. No último dia 24, foram convocados 1,1 mil aprovados nos concursos para a análise de documentos e realização de perícias de aptidão e mental. Há ainda mais 1,65 mil vagas em andamento de concurso. Já foi autorizada também a abertura de certame para a contratação de 2,75 mil policiais civis, a partir do próximo ano", explicou a SSP sobre a contratação de funcionários.

Delegacia Central, ainda em reforma, irá receber a nova DDM

Fonte:Mogi News