quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Condemat: Ressonância magnética é pedida

A coordenação da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitou à direção do Inrad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas) estudos de viabilidade para que o Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano tenha também um equipamento de ressonância magnética
Foto: Divulgação


Solicitação foi feita para o Hospital Auxiliar de Suzano
A coordenação da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitou à direção do Inrad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas) estudos de viabilidade para que o Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano tenha também um equipamento de ressonância magnética.
A unidade de saúde suzanense iniciará, no primeiro trimestre do próximo ano, a realização de exames de imagem com uma cota de atendimentos para os pacientes da rede pública da região. A princípio, estão previstos exames de raio-x, ultrassom, tomografia e mamografia. O pedido do Condemat é para que a ressonância magnética também seja incluída entre os procedimentos que serão disponibilizados no Hospital Auxiliar.
"A ressonância magnética é um dos grandes 'gargalos' da saúde pública no Alto Tietê. Cerca de 30% da demanda represada de exames que as cidades da região têm é para ressonância. Portanto, se o novo Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano ofertar esse serviço, o reflexo será bastante positivo na nossa rede de saúde", informou Marcello Cusatis, coordenador da Câmara Técnica de Saúde do Condemat.
A solicitação do consórcio foi apresentada ao presidente do Conselho Diretor do Inrad, Giovanni Guido Cerri, na tarde da última segunda-feira. O Inrad será o responsável pelos equipamentos e laudos do Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano e é referência nacional na área.
Guido Cerri, que já foi secretário estadual de Saúde e, por isso mesmo, conhece bem a região, demonstrou satisfação com a notícia de integração entre o Hospital Auxiliar de Suzano e as prefeituras do Alto Tietê para ampliar os serviços na rede pública e se comprometeu a estudar o pedido do Condemat. "Vou colocar empenho para que a solicitação seja viabilizada", afirmou Guido Cerri.
A expectativa é de que até o final do ano a região tenha a resposta do Inrad sobre a disponibilidade da ressonância magnética. Já os demais equipamentos estão previstos para chegarem ainda neste mês no Hospital Auxiliar de Suzano.
"Já estamos fazendo um levantamento da demanda que cada cidade tem em exames de imagem, para discutir o plano de trabalho com a direção do Hospital das Clínicas. O mais importante já temos, que é o compromisso de atender os pacientes a região", concluiu o coordenador da Câmara Técnica do Condemat.

Fonte:Mogi News