domingo, 1 de abril de 2012


Divulgação

Safra do caqui
Quem visitar o Mercado do Produtor hoje, a partir das 7 horas, no Mogilar, poderá apreciar gratuitamente o caqui in natura, em suco ou seus derivados. A ação já tradicional no município marcará o lançamento da safra do caqui deste ano.
Fatec
Toda essa operação para "vender" a fruta está sendo organizada pela Secretaria de Agricultura em parceria com os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes e produtores rurais. Os alunos, aliás, estarão no evento para ajudar na divulgação. 
Todas as opções
Haverá o caqui fuyu (achatado) e o guiombo (ovalado), que devem ser consumidos ainda duros, e se diferenciam pelo fato de o primeiro ter sabor adocicado e textura macia, e o segundo ser doce e crocante. Já a variedade rama-forte é a que deve ser consumida bem madura.


Produção
A produção de caqui em Mogi ultrapassa as 40 mil toneladas anuais. São, ao todo, 2 mil hectares plantados. Há em todo o Alto Tietê mais de 350 produtores, sendo que 80% deste total estão na cidade. No ano passado, a safra do caqui teve uma perda de 15% a 20% por causa da chuva e também do granizo. e


Fonte:Mogi News