domingo, 1 de abril de 2012

Deficiente quer médico em casa



PARTICIPAÇÃO Conferência Municipal reúne lideranças, entidades e portadores de deficiência no Cemforpe


IVAN CARVALHO
Lideranças ligadas à rede de assistência à pessoa com deficiência reivindicam a criação de um serviço médico multidisciplinar para a assistência domiciliar aos pacientes, um centro de convivência, a unificação da carteira de transporte e a manutenção de um profissional dentro das salas de aulas para acompanhar o aprendizado de portadores de deficiência auditiva, por exemplo.


Os itens foram elencados na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no auditório do Cemforpe, no Mogilar.


Cerca de 200 pessoas e representantes de diversas entidades participaram do encontro. Os temas debatidos serão levados à Conferência Estadual, e, depois, ao evento nacional, que ocorrerá em Brasília, segundo Valeriana Alves, que responde pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.


Em 2014, acontecerá o encontro mundial em Berlim, na Alemanha, com a participação do Brasil.


No final da tarde, deveria ser concluído um documento com as principais reivindicações e soluções apontadas durante o encontro.


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) disse que está em andamento a construção do Ginásio de Esporte voltado ao paradesporto. Serão investidos no local R$ 1,5 milhão, sendo qe R$ 1 milhão sairão de recursos municipais.


Apesar da boa notícia, a deficiente visual Carmem Maltez procura solução de problemas comuns na Cidade, como as calçadas. Ela contou que seus joelhos estão todos machucados pelos diversos tombos que sofre quando tenta caminhar sozinha pelas ruas. O prefeito anunciou que está retirando os postes de sinalização de trânsito e implantando rampas de acesso em todos os passeios. "Não é fácil a tarefa de retirada dos postes, pois dependemos dos proprietários de prédios e casas. A intenção é colocar a famosa ‘mão francesa’ (uma espécie de braço), que serve de apoio para a placa de trânsito", disse Bertaiolli.


AACD


O encontro serviu para aproximar entidades, a comunidade e lideranças do setor. De trocar informações. A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), por exemplo, deverá abrir, em breve, vagas para 80 voluntários. Nélia Miranda, representante da entidade, afirmou que será aberto um curso para os voluntários interessados nas próximas semanas. As aulas serão ministradas no Centro de Voluntariado de São Paulo.


Uma das recentes conquistas da Cidade, a AACD, localizada no Rodeio, possui hoje 89 pacientes, sendo 80 crianças, e é um dos principais centros de reabilitação da Região do Alto Tietê.


Fonte:O Diário de Mogi