quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto Prefeito confirma novo zoneamento

Proposta seguirá para a Câmara Municipal com alteração na área onde será instalada a fábrica da Daikin
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Prefeito também falou sobre excesso de faltas às consultas
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) confirmou que irá mandar no próximo mês à Câmara de Vereadores o projeto de lei contendo alterações no zoneamento da cidade. De parte do Executivo, a única alteração certa é a que muda para zona industrial a área da Vila Moraes onde será instalada uma fábrica de ar-condicionado da Daikin. A informação foi dada pelo prefeito durante a apresentação do Sistema Integrado Mogiano (SIS) a usuários do posto de saúde de Brás Cubas.

Além desta alteração, a Prefeitura também poderá propor outras. Isso, no entanto, ainda não está definido. Ao receber a proposta, os vereadores poderão apresentar as emendas que lhe foram solicitadas ou sugeridas por moradores da cidade. Antes da aprovação, como dito na última semana pelo presidente Mauro Araújo, haverá a realização de audiências públicas para apresentação das propostas à comunidade.

Em entrevista coletiva concedida à Imprensa, Bertaiolli falou da mudança na área da Daikin. Vale lembrar que a alteração foi uma das condições impostas pelos empresários japoneses para a garantia de instalação da fábrica na cidade. "Vamos mandar um projeto em agosto mudando o zoneamento desse terreno lá da Mogi-Bertioga para que a Daikin possa se instalar. Depois disso a Câmara vai poder fazer as emendas que achar necessárias à mudança no zoneamento que recebeu como solicitação. Mas uma atitude muito correta e que achei muito boa será a discussão das emendas com a comunidade em audiências públicas porque sempre vai existir um proprietário que quer transformar seu imóvel de comercial para industrial ou vice-versa e que vai pedir", afirmou.

Na semana passada, Bertaiolli vetou o projeto proposto e aprovado pela Câmara que alterava doze áreas do município. O veto foi uma recomendação do Ministério Público (MP), que foi reforçada por um pedido do presidente Mauro Araujo. A aprovação foi alvo de polêmica na cidade e resultado de duas representações no MP pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.


Criminalidade
Ainda durante a entrevista, Bertaiolli informou que já solicitou um encontro com o secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, para discutir o aumento nos índices de criminalidade na cidade no primeiro semestre deste ano. Conforme publicou o Mogi News na terça-feira, o primeiro semestre deste ano foi mais violento que o do ano passado. A informação é da própria Secretaria de Segurança Pública e consta no balanço da criminalidade de todo o Estado. A estatística compara os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2010 e mostra que todos os indicadores criminais avaliados apresentaram aumento, que variou de 9,3%, com o roubo, a 30,8%, no registro de homicídios. "Solicitei uma audiência com o secretário para mostrar a ele o que está acontecendo em Mogi. Não é natural, normal e não pode ser entendido tão facilmente um aumento tão grande nestes índices como tivemos nesse primeiro semestre de 2011", disse.


SIS
Durante a apresentação do SIS aos usuários do posto de saúde, Bertaiolli comentou sobre os números do sistema. Até agora, são 120 mil cadastramentos prévios, 10 mil cartões enviados pelos Correios e 10.758 solicitações de consultas pelos totens ou Internet. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), no mês passado, houve 30% de faltas em relação às 1.043 consultas agendadas. Foram 311 faltas. Para o prefeito, o absenteísmo continua sendo um desafio a vencer. "A fila aumenta porque marcar uma consulta e faltar é como rasgar uma nota de R$ 100 e é disso que precisamos manter a população conscientizada", disse.

Fonte:Mogi News