segunda-feira, 3 de outubro de 2016

dISPUTA ACIRRADA: Ashiuchi e Lacerda disputam prefeitura em 2º turno inédito

Pela primeira vez na história, o município vai escolher o novo prefeito em um segundo dia para a votação
A eleição deste ano foi histórica em Suzano. Pela primeira vez, dois políticos vão disputar o segundo turno para prefeito da cidade, no dia 30 de outubro. O candidato do Partido da República (PR), Rodrigo Ashiuchi, ficou na primeira colocação com 31,49% dos votos computados, enquanto Israel Lacerda Filho, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi o segundo mais votado com 27,87%.
O clima era de comemoração nos comitês dos dois candidatos. Ambos se mostraram confiantes para o segundo turno e apostam na intensificação das campanhas nas ruas e apresentação de novas propostas para conquistar os eleitores.
No diretório do PR, o ex-prefeito Marcelo Cândido também celebrou o resultado com Ashiuchi e seu vice, Walmir Pinto (PDT), que lembraram da importância dos apoios que receberam nesta eleição. "O apoio de todos, inclusive dos nossos 142 candidatos, dos deputados, e do Marcelo fez toda a diferença, pela experiência dele e a conduta junto com a nossa coordenação", disse o republicano.
Ashiuchi também não poupou agradecimentos aos eleitores e apoiadores. "Esses 45 mil votos que tivemos é fruto de um trabalho. Ainda não tem nada ganho e sou muito 'pé no chão'. A partir de amanhã eu e toda a equipe vamos avaliar o trabalho que foi feito e nos organizar para o segundo turno. O suzanense captou nossa mensagem, diferente de muitas pesquisas que se mostraram na região, e isso foi a diferença que apareceu nas urnas de Suzano", disse.
O republicano também se mostrou otimista para a decisão no dia 30 de outubro. "Estamos prontos para o segundo turno e convictos de que vamos ganhar as eleições. O resultado vinha de encontro com o que já esperávamos nas ruas. Estamos fazendo uma campanha muito modesta, de casa em casa, rua a rua. Andamos todos os bairros da cidade. Sentimos no olhar do suzanense, a cada visita e a cada conversa, uma grande aproximação de nossa proposta", avaliou.
O vice de Ashiuchi, Walmir Pinto também destacou os apoios que receberam durante as campanhas, incluindo dos deputados André do Prado (PR) e Márcio Alvino (PR), sem deixar de destacar Marcelo Cândido. O pedetista ainda falou das perspectivas para a corrida eleitoral. "Agora é uma nova etapa. Queremos dialogar com outros partidos, com aqueles que fizeram parte dessa disputa, mas entendemos que essa subida na reta final mostra a nossa ascendência, que a nossa campanha é vitoriosa e que o povo está entendendo a nossa mensagem", disse. "Queremos fortalecer ainda mais no segundo turno. Temos muita convicção da nossa vitória no dia 30 de outubro".
O candidato do PTB, Israel Lacerda, que conquistou 38,9 mil votos, se mostrou confiante e acredita em virada nas urnas. "Quero agradecer todos que me confiaram o voto, pela possibilidade de ir para o segundo turno em uma cidade tão importante como Suzano. Tenho certeza que farei valer e trabalharei muito para ganhar e reconstruir a cidade", ressaltou.
A disputa entre os dois candidatos foi acirrada e eles foram para o segundo turno com uma diferença de 3,62%. "O resultado está dentro da margem de erro das pesquisas. Sempre estivemos entre 25% e 30% e deu quase 28%, então acredito que está dentro do esperado", avaliou Lacerda, afirmando também que este é o momento de construção, se referindo aos possíveis novos apoios.
O candidato também comentou sobre as perspectivas para o próximo turno. "A campanha, agora, é intensificar o corpo a corpo e mostrar mais do que fiz e minhas propostas e projetos, além daquilo que já desenvolvi em prol da cidade. Acredito na possibilidade de Suzano ter um projeto novo a partir do ano que vem. Falamos muito de propostas, mas eu não falei do que eu sou capaz de realizar por todo o trabalho que já fiz na Câmara. Vou intensificar mais", finalizou o candidato do PTB, que já atuou como vereador e presidente da Câmara de Suzano.
Demais candidatos
Said Rafful (PSD) foi o terceiro mais bem colocado nesta eleição, com 38,4 mil votos e o Professor Luizinho (PT) vem em seguida, com 24,91% de votações. Carmem Lúcia Lorente (PSDB), a Carminha, angariou 7,15% dos votos válidos, garantindo a quinta posição.

Fonte:Mogi News