sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Suzano Hospital dará "retaguarda" à região

Governador Alckmin voltou a garantir a construção de uma unidade hospitalar no terreno do HC suzanense
Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Unidade hospitalar será construída num terreno ao lado do Hospital das Clínicas de Suzano
O hospital estadual que deve ser construído em Suzano servirá "de retaguarda para toda a região do Alto Tietê". Essa declaração foi dada ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), após inauguração do Poupatempo em Mogi das Cruzes. 
Alckmin confirmou que a unidade hospitalar será realmente construída no terreno ao lado do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano. "Vamos fazer um novo hospital em Suzano. Será um prédio novo, que vai servir também de retaguarda para a região no terreno ao lado do Hospital das Clínicas", afirmou. Com a construção dessa unidade, a crise da saúde em Suzano deve ser amenizada. Atualmente, a cidade conta apenas com as duas unidades da Santa Casa, já que os hospitais particulares do município foram fechados há meses. 
Sobre o caos na saúde de Suzano e as dificuldades em toda a região, o tucano explicou que o governo estadual enfrenta um "problema de financiamento da saúde muito grave". "A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não é corrigida há tempos e está defasada. Santas casas, hospitais filantrópicos, prefeituras e Estado estão recebendo um valor muito pequeno", disse. "Em São Paulo, estouramos o teto todo mês em R$ 80 milhões", exemplificou. 


CPTM
O governador fez questão de lembrar que a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberá até julho de 2012 nove trens novos. "Serão nove trens com oito carros cada. Teremos 72 carros zero-quilômetro, com ar-condicionado e câmera de vídeo até julho do ano que vem", prometeu. O governo do Estado está reformando e ampliando as estações de Suzano e de Ferraz de Vasconcelos. A nova estação de Calmon Viana (Poá) foi entregue há meses para a população. 


Poupatempo
A unidade suzanense do Poupatempo será entregue à população no segundo semestre do ano que vem. Foi o que declarou o secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini. "A obra já foi autorizada, o processo licitatório está andando e entregaremos a unidade no segundo semestre do ano que vem, provavelmente nessa mesma época do ano", adiantou. 
Sobre o Poupatempo de Mogi, o governador ressaltou as qualidades da unidade. "Esse Poupatempo já é de segunda geração. Conta com avanços tecnológicos importantes. Tem capacidade para atender 70 mil pessoas por mês e oferecer 50 serviços presenciais e 2 mil virtuais", detalhou. 
A cerimônia de inau-guração da unidade con-tou com a presença de diversos prefeitos da re-gião, assim como depu-tados estaduais e o de-putado federal Junji Abe (PSD).


Fonte:Mogi News