sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kadafi morre após troca de tiros

  Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)
TRIPOLI
O ex-governante da Líbia, Muamar Kadafi, de 69 anos, foi morto na Líbia ontem, informou o primeiro-ministro interino do país do Magreb, Mahmoud Jibril. Kadafi foi morto na sua cidade natal de Sirta, último reduto dos seus partidários no oeste da Líbia, onde o ex-governante entrincheirado resistia aos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aos ataques das tropas do novo governo líbio.


Um dos filhos de Kadafi, Mutassim, também foi morto na conquista da cidade pelos ex-insurgentes. O governo interino deverá fazer hoje uma declaração de libertação e final da luta, uma vez que ainda existem milhares de partidários de Kadafi na Líbia. As circunstâncias sobre a morte de Kadafi, que aparentemente foi capturado vivo por combatentes do governo interino da Líbia, ainda não estão claras.


"Esperamos um longo tempo por este momento. Muamar Kadafi foi morto", disse Jibril em entrevista coletiva na capital líbia.


O governo dos Estados Unidos não confirmou a captura e morte de Kadafi, embora o presidente dos EUA, Barack Obama, tenha comentado a morte do ex-governante. A Otan disse que ainda avalia as informações sobre os incidentes.


A Anistia Internacional, grupo de defesa dos direitos humanos com sede em Londres, pediu ao governo interino da Líbia que torne públicos os detalhes completos sobre a morte de Kadafi e afirmou que os membros do antigo regime precisam ser tratados de uma maneira humanitária. Segundo o grupo, é essencial que seja conduzida uma "investigação completa e imparcial para estabelecer as circunstâncias da morte do coronel Kadafi".


O ministro da informação do governo interino da Líbia, Mahmoud Shamman, disse por telefone que outro filho de Kadafi, Seif al-Islam Kadafi, foi capturado pelas forças do governo. Segundo ele, Seif está ferido e foi preso em um hospital em Sirta.


Um pouco mais cedo, Jibril informou oficialmente os Estados Unidos sobre a morte de Kadafi. Segundo informações da agência italiana Ansa, que citou a emissora de televisão Al Jazeera do Catar, Kadafi foi morto pelos insurgentes após ter sido capturado em um buraco em Sirta.


Ele teria gritado "não disparem" aos seus captores, que o jogaram contra o capô de uma picape, mostra o vídeo da Al Jazeera. Aparentemente, Kadafi foi morto logo depois, embora as imagens exibidas pela emissora do Catar não mostrem o momento da execução. Mostram apenas o cadáver ensanguentado do ex-governante líbio no chão.


Segundo um integrante do novo governo líbio, Abdel Majid, Kadafi tentava fugir de Sirta em um comboio, mas os veículos foram atingidos por bombas de um caça da Otan. Então o governante teria entrado em um bunker. "Kadafi tentava fugir em um comboio que foi atacado por um caça da Otan", disse Majid à agência Ansa.


O chefe das Forças Armadas do regime de Kadafi, Abu Yunis Jaber, foi morto nesse bombardeio, que teria destruído quatro veículos do comboio.


Mais cedo, tropas insurgentes invadiram Sirta com apoio dos caças da Otan. O enviado especial da Rússia para a Líbia, Mikhail Margelov, alertou que a morte da Kadafi não significa que os combates irão cessar imediatamente na Líbia.


Fonte:O Diário de Mogi