sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Poupatempo tem serviço exclusivo


INAUGURAÇÃO Prefeito Bertaiolli e o governador Alckmin descerraram ontem a placa 
Júlia Guimarães
O Poupatempo de Mogi das Cruzes é o único entre os 29 postos de todo o Estado de São Paulo que oferece os atendimentos de licenciamento de veículos e de emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além dos dois serviços exclusivos, a unidade ainda dispõe de um novíssimo software que permite o pagamento de taxas via cartão de débito. Todas estas características fazem do posto mogiano um dos mais completos e modernos implantados até o momento pela Secretaria de Estado da Gestão Pública. O Poupatempo de Mogi foi inaugurado pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã de ontem, data em que o projeto estadual, considerado uma das principais bandeiras das gestões tucanas, completou exatos 14 anos de existência.


Alckmin chegou a Mogi das Cruzes acompanhado dos secretários de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo, e da Gestão Pública, Julio Semeghini. Durante a entrega do posto, localizado no interior do D’avó Hiper, o governador afirmou que a unidade mogiana faz parte da "segunda geração" do Poupatempo, por possuir uma série de novas tecnologias que contribuirão para o melhor atendimento do público. "Nosso governador Mário Covas foi quem implantou o Poupatempo, em 1997. Nestes 14 anos, já foram atendidas 300 milhões de pessoas, é sete vezes a população do Estado. Este Poupatempo é de Mogi das Cruzes, é da Região. É serviço público rápido, de qualidade e eficiente, como deve ser", disse a centenas de pessoas que compareceram ao local para ver o tucano.


Em entrevista a O Diário, o secretário Julio Semeghini informou que este é o primeiro posto a disponibilizar o licenciamento de veículos e a emissão de segunda via de CHN - serviços que devem ser levados a todos os demais postos do Estado. Além disso, ele esclareceu que a unidade mogiana conta com um programa eletrônico específico, denominado pin pad, que permite o pagamento de taxas em sistema de débito eletrônico. "O programa piloto foi instalado em São Bernardo do Campo, onde passou pelos testes. O Poupatempo de Mogi é o primeiro que já nasce com este serviço", destacou.


Outra tecnologia importante instalada no Poupatempo de Mogi é o programa "Sintonia", que permite o monitoramento do tempo de execução dos serviços, em cada uma das mesas de atendimento. O cidadão atendido também terá a oportunidade de avaliar o atendimento. No total, o Poupatempo de Mogi deverá oferecer 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos.


A administradora da unidade, Elaine Martelato informou que o setor mais procurado é o Instituto de Identificação (IIRGD), responsável pela emissão de carteiras de identidade e de atestados de antecedentes criminais. Ela conta que o posto funcionou durante 10 dias em fase experimental e que atendeu a 1.537 pessoas, sendo que 738 delas procuraram pelo IIRGD. Ainda de acordo com Elaine, a grande vantagem para a população é a rapidez do serviço, que desburocratizou a emissão dos documentos.


A primeira via da careteira de identidade para menores de idade será emitida em um prazo de apenas 24 horas. A segunda via do documento, tanto para menores quanto para adultos, ficará pronta em 48 horas. Já a primeira via do RG para maiores deverá demorar 10 dias úteis. Segundo Martelato, estes serviços podem demorar até 40 dias caso os cidadãos procurem pelas delegacias.


Para os novos serviços, os prazos também serão bastante curtos. O licenciamento de veículos acontecerá no mesmo dia. A emissão de habilitações, tanto em caso de primeira e segunda vias, quanto para renovações, deve demorar 3 dias úteis.


Fonte:O Diário de Mogi