quarta-feira, 27 de junho de 2012


Eleições 2012
Partidos ainda buscam apoio
Mesmo que alguns partidos ainda estejam em negociação, cenário das eleições está definido
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O prefeito Marco Bertaiolli é o nome mais forte destas eleições, contando com a maior chapa da história da política mogiana
A quatro dias para o fim do prazo legal de formação de coligações para as eleições municipais, os partidos que contam com representantes na disputa ao Executivo buscam apoio das legendas que ainda não definiram suas parcerias.


O PT do B, que tem uma representante na Câmara Municipal, a vereadora Emília Letícia Rossi Rodrigues, é o caso mais emblemático. O presidente da sigla, o médico Flávio Isaías, já esteve perto de integrar a base para a reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), porém, neste momento, a possibilidade é remota. O panorama atual é que os petebistas mudem de lado e integrem a chapa PT e PTB, encabeçada pelo advogado Marco Soares, candidato ao Executivo. 
A indecisão as vésperas do último dia para a apresentação das alianças é tamanha que Isaías chegou a afirmar que entraria nas eleições sem apoiar nenhum candidato à Prefeitura e, ainda, que liberaria os postulantes à Câmara para avaliarem quem seria o melhor nome na disputa.


PPL e PMN também não definiram quem apoiarão ao cargo de chefe do Executivo. O PRP, que até recentemente integrava o chapão da dobradinha PSD/PSDB, anunciou a saída e o adesão a chapa petista. O PPL também deve fechar com o PT, mas conversa com outras siglas e aguarda uma possível aliança com o DEM/PP/PRB e PT do B, para a reeleição de Bertaiolli.


Já o PMN aguarda a definição de quem será o nome escolhido pelo PPS. Se o deputado estadual Luiz Carlos Gondim for o representante, a legenda promete se aliar ao parlamentar, caso contrário, poderá apoiar o PT.


Até o momento são 13 coligações na disputa ao Legislativo. 


Definido
Mesmo com os quatro partidos ainda em negociações, o cenário para as eleições municipais está praticamente definido. Serão seis nomes na disputa à Prefeitura - Marco Soares (PT), Marco Bertaiolli (PSD), Mário Berti (PCB), Jorge Leonardo Paz (PSOL), Edgar Luis Oliveira Passos (PSTU), e o representante do PPS.


Bertaiolli tem o apoio de 17 partidos. O chapão, como ficou apelidado o grupo, é considerado o maior da história. Siglas como PR, PMDB, PV, PP, PSDB e o próprio PSD integram o time. 
O PT conta com o PTB e pode ganhar o reforço do PRP, o PPL e do PT do B. 
O PPS segue a espera da decisão de Gondim. O parlamentar já afirmou que deseja entrar na disputa, mas a "falta de dinheiro" pode atrapalhar as pretensões. A legenda conseguiu vai se coligar com o PRTB na proporcional e pode ter o apoio do PMN. 
PSOL, PCB e PSTU participarão das eleições com chapas puras.


Fonte:Mogi News