terça-feira, 12 de julho de 2016

Obras: Primeiro túnel será entregue em novembro

Obras:
Primeiro túnel será entregue em novembro
Prefeitura pretende liberar os dois trajetos antes das compras do fim de ano para facilitar o acesso de pedestres e motoristas
Foto: Daniel Carvalho


Bertaiolli disse que a abertura do túnel 2 vai ajudar a desafogar o trânsito no centro já no final deste ano
O primeiro túnel da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será aberto aos veículos a partir de novembro. De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a entrega da primeira estrutura será adiantada em 30 dias. Ontem, as duas frentes de trabalho que atuavam nessa etapa da obra se encontraram no trecho sob a linha férrea. Com a conclusão da perfuração do túnel que ligará a rua Doutor Ricardo Vilela com a rua Hamilton da Silva e Costa, os operários iniciarão a escavação do segundo túnel. 
O túnel 2, que liga a rua Ricardo Vilela com a Hamilton da Silva e Costa está 73% finalizado. Com o encontro das duas frentes de trabalho, a etapa considerada mais crítica da obra foi superada. O túnel 1, que interliga a rua Cabo Diogo Oliver com a avenida Adhemar de Barros está 2% concluído. A expectativa é que essa estrutura seja entregue em dezembro de 2017.
Bertaiolli ressaltou que a abertura do túnel 2 vai ajudar a desafogar o trânsito da região central. O objetivo da prefeitura é liberar o trajeto antes do período de compras do fim de ano para facilitar o acesso de pedestres e motoristas. “O trânsito está engarrafado na rua José Bonifácio. Com a conclusão do túnel 2, as pessoas que descerem pela rua Ricardo Vilela terão a possibilidade de seguir em frente pela pista da direita ou entrar no túnel pela pista da esquerda e seguir sentido São Paulo”, explicou.
O túnel será fechado com lajes que darão a possibilidade do motorista seguir em frente pela rua Doutor Ricardo Vilela e dobrar a rua Princesa Isabel, que será liberada a partir de dezembro. Em relação à existência de uma faixa dentro do túnel, o prefeito afirmou que isso é normal em projetos semelhantes. Ele acrescentou que existirá duas pistas para a saída do túnel. 
Para Bertaiolli, após a conclusão da construção dois túneis, a cidade ganhará um novo centro, com o estimulo para revitalização dos imóveis do entorno. Ele prevê que as mudanças possam ser sentidas em quatro anos, com a entrega das estruturas, além da mudança da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vai possibilitar a expansão da praça Sacadura Cabral e a interligação com a praça Osvaldo Cruz.
Sem prazo
Ainda não existe um prazo para que o governo estadual repasse o valor necessário para a construção da nova estação de trem. O Estado argumenta que o governo federal não liberou a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previsto para a obra.
O túnel 2 teve 33 metros perfurados e a o túnel 1 terá 190 metros, sendo escavados 30 centímetros por dia. “A obra foi licitada na modalidade de preço fechado, então o projeto não pode ter aditivos, apenas a correção inflacionária. Por isso, os trabalhos ocorrerão até nos fins de semana. Todos os cronogramas estão dentro do prazo”, garantiu Bertaiolli.
Passarela ficará para próxima administração
A próxima administração municipal ficará com a responsabilidade de criar uma passarela que vai transpor a linha férrea na praça Sacadura Cabral
A próxima administração municipal ficará com a responsabilidade de criar uma passarela que vai transpor a linha férrea na praça Sacadura Cabral. A construção da estrutura é imprescindível para o fechamento das passagens de nível das ruas Doutor Deodato Wertheimer e Campos Sales. O projeto prevê a criação de uma passarela de vidro com escadas rolantes nas extremidades.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ressaltou que a obra subterrânea da praça Sacadura Cabral vai acabar com três passagens de nível na região central. "O projeto para transposição de pedestres é uma caixa de vidro em cima da linha, com escada rolante. Quando terminar o túnel 1, em 12 meses será feita a obra, assim poderemos fechar as passagens. Será um novo centro para Mogi", ressaltou.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, esclareceu que os valores para a construção da passarela não estão inclusos no projeto de R$ 128 milhões. "Enquanto não tivermos resolvido a questão da transposição da passagem de pedestres, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não poderá fechar as cancelas, pois, apesar da criação dos dois túneis, os pedestres ainda não poderão passar", informou.
Chavedar explicou que ainda não existe uma estimativa de valor para que o projeto saia do papel. "Essa é uma obra complementar. A hora que terminar os dois túneis, a área será liberada e terá início o projeto dessa passarela, que é algo gigantesco. Ela terá um vão de 60 a 70 metros. O recurso será provavelmente da prefeitura e ficará para a próxima administração", disse.
Em relação à construção dos túneis, Chavedar explicou que, mesmo com a maior parte do túnel 2 concluída, ainda existe uma parte importante a ser feita. "Fizemos só a calota superior, agora falta abrir a parte inferior, que terá o represamento da água e de drenagem. Existe obra pesada ainda a ser realizada. Apenas após essa intervenção, é que vamos trabalhar com a parte de iluminação e sistema", acrescentou.
Ele disse ainda que o túnel 1 será feito da mesma forma do túnel 2, mas alertou que a quantidade de água encontrada no lençol freático surpreendeu e atrapalhou as obras. Com a conclusão da escavação do túnel 2, as equipes já começarão a perfurar o túnel 1. Ao todo, 200 pessoas atuam na obra.

Fonte:Mogi News