quarta-feira, 18 de abril de 2012

Credibilidade: Biritiba Mirim adere ao projeto do Mogi News


A rede de ensino municipal acredita na proposta que incentiva o uso do jornal como uma ferramenta auxiliar 
no processo de ensino-aprendizagem
Da Reportagem Local
Suéller Costa
Gabriela Pasquale
No encontro, o prefeito e a secretária de Educação de Biritiba Mirim prestigiaram a capacitação ministrada pela equipe do Mogi News
Desenvolvido nos municípios do Alto Tietê, o projeto Mogi News Cidadania -Ler para Saber Mais tem feito sucesso onde está sendo aplicado. E, a partir deste mês, o programa chegou a mais uma cidade: Biritiba Mirim. O sistema de ensino municipal mostrou interesse pelas ações do Mogi News. Na última quinta-feira, as coordenadoras pedagógicas das unidades escolares desse município receberam a visita de uma equipe da empresa jornalística, responsável por capacitar e orientar os profissionais do ensino envolvidos no projeto. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação, foi ministrado pela coordenadora-geral do programa, a jornalista Suéller Costa, e pela coordenadora pedagógica da iniciativa, a educadora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto. Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer maneiras diversificadas para ajudar a disseminar a educação por meio do jornal. Agora, as escolas recebem diariamente exemplares do veículo para colocar as propostas em prática.


Para Marilene Modesto Alves, coordenadora da Emef Helena Ricci Barbosa, o jornal é uma importante ferramenta de ensino. "Por meio dele, é possível interligar vários assuntos. Realizamos uma atividade sobre caixa-eletrônico, por exemplo, que desenvolveu todas as disciplinas da grade curricular do colégio em que trabalho", comenta.


Além de conhecerem a iniciativa do MN, as presentes receberam uma apostila explicativa. Conhecidas como multiplicadoras, é por meio desse material que cada coordenadora passará adiante o conhecimento adquirido. De acordo com Anamaria Teixeira Pinto de Oliveira Ramos, responsável pela Emef Sandra Regina de Freitas Cardoso, a capacitação superou as expectativas. "É uma maneira de enriquecer o conteúdo escolar", declara.


O encontro foi prestigiado pela secretária municipal de Educação, Maria Inês Ramos, e pelo prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Junior. Para a educadora, o projeto veio para modificar a educação da cidade. "A proposta já foi realizada na rede de ensino, porém, o retorno irá melhorar ainda mais a educação. Que este seja o primeiro de muitos encontros", afirmou.


Fonte:Mogi News