sexta-feira, 22 de junho de 2012

Assistência Agentes de saúde irão até a casa de moradores


Novo programa da Prefeitura de Mogi contará com 26 profissionais, que visitarão as famílias do bairro levando várias informações sobre saúde
Amilson Ribeiro


Apresentação do novo programa de saúde do distrito de Jundiapeba será feita hoje, na Unica, pelo prefeito Marco Bertaiolli
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) apresenta hoje, às 15 horas, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que será implantado no distrito de Jundiapeba. O novo programa contará com 24 agentes e duas enfermeiras supervisoras para visitas às famílias do bairro em suas casas, levando informações sobre saúde e prevenção de doenças. 
Inicialmente, a equipe do Pacs ficará baseada no Pronto Atendimento (PA) 24 horas de Jundiapeba, mas, no futuro, o programa ganhará uma unidade própria. "A construção será ao lado do posto de saúde Nova Jundiapeba, na avenida João de Souza Franco, local de fácil acesso para vários pontos do bairro", informou Bertaiolli. 
No total, a unidade terá 236 metros quadrados de área construída, incluindo duas salas para reuniões com os agentes, um consultório e demais dependências. 
O Pacs promove visitas dos agentes comunitários de saúde às ca-sas dos moradores do bair-ro. Nestas visitas, as fa-mílias serão orientadas quanto a questões relacionadas à saúde, encaminhamentos e dicas de prevenção de doenças. 
"Dependendo da necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados ao centro médico de referência, que será a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Jundiapeba", disse o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, lembrando que a iniciativa tem como objetivo otimizar a utilização dos novos equipamentos de saúde implantados no distrito, como a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), inaugurada em fevereiro deste ano, e o Pronto Atendimento 24 horas de Jundiapeba, equipado com raio X e demais recursos diagnósticos. 
O Pacs será gerenciando em Mogi das Cruzes pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), entidade responsável pelo Programa Saúde da Família (PSF), que, no município, conta atualmente com 11 unidades e presta atendimento para mais de 10 mil famílias cadastradas.


Fonte:Mogi News