quinta-feira, 7 de abril de 2011

Secretário Junji

Maurício Sumiya


Secretário Junji
Deu no Jornal da Tarde: medida aventada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, para contra-atacar Gilberto Kassab, que vem tentando formar seu PSD, é dar ao deputado federal Junji Abe a secretaria de Estado da Agricultura e demovê-lo, com isso, da ideia de acompanhar o prefeito paulistano ao PSD.
Divulgação/ Maurício Sumiya


Serra de volta - I
Outra informação que interessa a Mogi, dada ontem pelo Ig. "O tucanato amanheceu em polvorosa: há indícios de que foi deflagrada uma articulação para o ex-governador José Serra substituir o vice-governador de São Paulo, Afif Domingos, na poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do governo Geraldo Alckmin.Afif, como se sabe, deixará o DEM para entrar no partido de Gilberto Kassab".


Serra de volta - II
Se isso acontecer, as excelentes relações de Mogi com Afif passarão a ser apenas boas com Serra, que embora tenha estado frequentemente na cidade nos seus três anos e meio de governo, não é padrinho de Bertaiolli como é Afif. Alckmin quer desfalcar Kassab e, trazendo Serra, criar uma instabilidade no grupo do provável adversário em 2014, além de vitaminar a candidatura de Serra à Prefeitura de São Paulo, no ano que vem.



Longa história
As denúncias de irregularidades no Serviço Municipal de Água e Esgotos, o Semae, seguida da demissão de Edilson Mota de Oliveira e de outros dois diretores fazem remeter à história da autarquia, fundada em 1966, ainda na administração de Carlos Alberto Lopes, e que teve seu crescimento impulsionado nas quatro administrações de Waldemar Costa Filho (entre 1969 e 2000) e na gestão Antonio Carlos Machado Teixeira (1983-1988).
Amilson Ribeiro


Volta, Robertão!
WCF colocou à frente da autarquia um funcionário com conhecimento prático invejável, Roberto Gomes de Faria, que conhecia cada palmo das redes de água e esgoto de Mogi até deixar a Prefeitura, em 2005, já na administração Junji Abe. Numa fase de largo crescimento populacional, comercial e industrial, o Semae correspondeu às necessidades e virou um patrimônio de Mogi.


Captação de água
Com Machado Teixeira, o avanço, também com Faria no comando, foi a construção e entrega da captação de água do rio Tietê, em César de Souza, nos anos 80, dando um fôlego de abastecimento à cidade, evitando maior dependência dos serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e a consequente compra indiscriminada de água junto à empresa.
Divulgação


Luz vermelha
A competência da autarquia era reconhecida até meados da década passada, quando, com necessidades de investimento, a administração Junji Abe acendeu a luz vermelha, colocando o então supersecretário Aroldo da Costa Saraiva como o grande gestor da autarquia.


Fio de esperança
Embora Saraiva tenha emprestado toda sua capacidade gerencial, para o bem e para o mal, às contas da instituição, a necessidade de se ter um administrador com experiência na iniciativa privada fez com que, em sua substituição, Oliveira fosse chamado como um "salvador", o que o técnico Muricy Ramalho representa hoje para o Santos.
Divulgação


Em boas mãos
As irregularidades apontadas inicialmente pelo Ministério Público fizeram, então, o prefeito Marco Bertaiolli, surpreso, agir de bate-pronto e colocar alguém de sua confiança, o secretário-adjunto de Governo, Marcos Melo, como interino.


Desova geral
Deu no Estadão de ontem: "24 corpos foram desovados em Ferraz desde 2010". Segue a notícia: "Policiais civis de Ferraz de Vasconcelos disseram ao jornal que a cidade é conhecida como local de desova de corpos, principalmente nas áreas cercadas por matagais. No ano passado, a cidade registrou 20 homicídios de autoria desconhecida - sem contar casos de resistência seguidos de morte, envolvendo policiais. Neste ano, foram registrados mais quatro casos". O MN contou 19 corpos (leia na página 17).


Roteiro macabro
Em suma: Ferraz virou local apropriado para execuções, como aquela denunciada em março pelo 190. Suzano, cidade onde teria sido jogado o corpo de Alan Patrick, outro rapaz tido como assassinado por policiais militares, pode também entrar no macabro roteiro da "desova institucional". Isto é o Alto Tietê.

Fonte:Mogi News